Prorrogadas as inscrições para cursos técnicos gratuitos em Brumadinho

O prazo agora vai até 12 de novembro. Serão 120 vagas nas áreas de automação industrial, eletrotécnica e qualidade

As inscrições para o Programa de Capacitação de Mão de Obra e Educação foram prorrogadas até o dia 12 de novembro. São 120 vagas em três cursos técnicos gratuitos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Com carga horária de aproximadamente 1.200 horas, as aulas terão início ainda em novembro e seguirão os modelos semipresencial e presencial. Para se inscrever, basta ser residente em Brumadinho, estar matriculado ou ser concluinte do Ensino Médio. 

O Programa de Capacitação de Mão de Obra e Educação é uma atividade prevista no projeto Distrito Industrial de Brumadinho, que é parte do Acordo de Reparação Integral assinado em 2021 pela empresa Vale, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, pelos Ministérios Públicos Federal e do Estado de Minas Gerais e pela Defensoria Pública de Minas Gerais, para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem em Brumadinho. Esse projeto constitui uma das obrigações de fazer a cargo da Vale, conforme previsto no referido Acordo.

A criação do Distrito Industrial de Brumadinho tem como objetivo contribuir para a geração de emprego e renda e a diversificação econômica do município, diminuindo assim a dependência em relação à atividade de mineração.

Cursos disponíveis:

Curso Técnico semipresencial em Automação Industrial

O Técnico em Automação Industrial é o profissional que apresenta as competências necessárias para atuar no desenvolvimento de sistemas de controle e automação, implementar e manter equipamentos e dispositivos, respeitando procedimentos e normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente, primando pelos preceitos da ética pessoal e profissional.

Curso Técnico semipresencial Eletrotécnica

O Técnico em Eletrotécnica é responsável por instalar, manter e projetar sistemas elétricos prediais, industriais e de potência, cumprindo legislações vigentes, parâmetros de eficiência energética, normas técnicas, de qualidade, de segurança e saúde e ambientais.

Curso Técnico presencial em Qualidade

O Técnico em Qualidade tem como objetivo apoiar tecnicamente a implementação e a manutenção dos sistemas de gestão da qualidade, controlar a qualidade de produtos e processos e atuar em auditorias de sistemas de gestão da qualidade, considerando os padrões, normas, procedimentos e requisitos técnicos, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente pertinentes.

Inscrições até 12 de novembro no site: https://www7.fiemg.com.br/senai/produto/brumadinho