Prefeitura volta atrás e suspende aulas presenciais

Medida foi anunciada após uma série de denúncias por casos suspeitos de covid-19 em escolas

Após várias denúncias do aumento de casos suspeitos de covid-19 em escolas, a Prefeitura de Brumadinho acaba de suspender as aulas presenciais em toda a rede municipal. O Decreto Nº 54 foi publicado agora a pouco, com data retroativa de 12 de março e suspende os efeitos do Decreto N° 41, de 11 de fevereiro, em que determinava a volta às aulas presenciais. O novo Decreto suspende as aulas até 4 de abril.

Segundo um levantamento feito pelo SindUte-MG Subsede Brumadinho, desde o final de janeiro, quando começaram as reuniões com os professores e após o retorno às aulas presenciais, foram quase 30 denúncias de casos suspeitos de coronavírus, entre profissionais da educação e alunos.

Hoje, o sindicato recebeu mais uma denúncia de um aluno de 7 anos, da escola de José Henriques, que também teria sido afastado por suspeita de contaminação.

De acordo com o SindUte-MG, o número pode ser ainda maior, já que a Secretaria Municipal de Educação nega informações, pelo fato de não ter testes periódicos no sistema de ensino, além das subnotificacões.

Nesse final de semana, um áudio de uma professora, da Escola Municipal Nilza de Lima Sales, no Distrito do Brumado, circulou nas redes sociais e escancarou o drama sofrido por profissionais da educação, que muitas das vezes são obrigados à estarem nas escolas.

Segundo o SindUte-MG, até agora são 24 profissionais da educação e 5 alunos que teriam sido afastados por suspeitas contaminação pelo coronavírus.

Hoje pela manhã, o Jornal Folha de Brumadinho já havia publicado uma matéria sobre as denúncias. Pouco mais de 6 horas depois, a prefeitura emitiu o decreto cancelando as aulas presenciais. Ainda pela manhã, a prefeitura tinha dito, em nota, que estudava a possibilidade de suspender as atividades nas escolas.