Inscrições para o projeto Bio Reconstrução terminam no próximo dia 31 de janeiro

Voltado prioritariamente aos moradores do distrito de Piedade Paraopeba, cursos serão gratuitos e terão início já em fevereiro

A Associação Casa Cultural da Villa Rica – CCVR – inicia em fevereiro, os cursos gratuitos e práticos do projeto Bio Reconstrução. Inovador, o projeto tem como objetivo ensinar técnicas sustentáveis de construção, destacando-se na aplicação de métodos como Painéis de Pau a Pique, Blocos de Adobe, Telhados Verdes, Saneamento Ecológico, Hiper Adobe, entre outros. Com capacidade para até 60 participantes, o curso inclui transporte, alimentação e busca priorizar moradores da região do Distrito de Piedade do Paraopeba.

As aulas serão ministradas por meio da Associação Cultural Villa Rica e almeja ser um polo de referência na promoção da cultura local. “É um espaço que não apenas proporciona lazer, arte, cursos e vivências, mas também se apresenta como uma base para construção, celebração e fomento da cultura regional no Vale da Serra da Moeda”, afirma Alessandra Meira idealizadora e coordenadora do projeto.

Reconhecimento

Em novembro do ano passado, o Ministério Público de Minas Gerais – MPMG-  reconheceu os principais projetos de interesse social, que receberam suporte institucional para implementação. Entre eles, está o projeto Bio Reconstrução, que foi reconhecido pelo Procurador Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e o Promotor de Justiça e Coordenador do Caoma, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, por seu impacto ambiental e social. “Essa conquista foi possível graças ao apoio fundamental da Plataforma Semente, que viabilizou e auxiliou na execução do projeto, destacando-se as contribuições essenciais da coordenadora Renata Guimarães, da analista ambiental Carolina Bordignon, da analista financeira Carolina Caires e do analista de comunicação Lucas Rodrigues. Sem a dedicação e organização da Plataforma Semente, os benefícios gerados por esse projeto não seriam tangíveis”, ressalta Alessandra Meira.

Foto: Divulgação/MPMG

A equipe dedicada por trás do projeto Bio Reconstrução é composta por profissionais comprometidos com a causa. Rei do Batuque é o mobilizador, Clara Gontijo atua como designer, Jacqueline Mendonça e Sara Fernandez desempenham papéis de administração e comunicação, Alessandra Meira é a idealizadora e coordenadora, enquanto Lailah Gouvêa se destaca como co-idealizadora, coordenadora administrativa e responsável pela elaboração do projeto. No que diz respeito a equipe responsável pelo ensino do curso, os professores Flávio Duarte e Bruno Azevedo da BioHabitate, profissionais de destaque no campo da bioconstrução, ocupam esse papel tão importante, oferecendo conhecimento prático e valioso aos participantes.

Curso Bioconstrução

Data limite para inscrição: 31/01/2024

Inscrições: formulário de inscrição –

Período do curso: 24 de Fevereiro de 2024 a 31 de Agosto de 2024

Local: Casa Cultural Villa Rica – CCVR – Rua Francisco dos Santos, 85, Córrego Ferreira,

Piedade do Paraopeba – Brumadinho/MG

Mais informações: @casaculturalvillarica