Mineradora Tejucana é interditada pela ANM

Uma série de problemas em suas estruturas provocaram inundações em casas e assoreamento em riachos em janeiro

A Mineradora Tejucana, com operações na comunidade do Tejuco, em Brumadinho, teve suas atividades suspensas no último dia 28 de janeiro pela ANM – Agência Nacional de Mineração. A interdição ocorreu após uma série de problemas em suas estruturas, que provocaram inundações em casas e assoreamento em riachos nas comunidades do Tejuco e Córrego do Barro no início deste ano.

A empresa foi notificada no dia 12 de janeiro pela ANM, determinando o cadastramento de todas as estruturas de barragens de mineração no SIGBM – Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração e para apresentar o mapa de inundação, além do relatório técnico, acompanhado da respectiva ART, avaliando as condições de segurança das estruturas cadastradas. O prazo estabelecido para apresentação dos documentos era de 2 dias, após a notificação, o que não ocorreu.

O jornal Folha de Brumadinho tentou falar com representantes da empresa, mas não conseguiu contato. A Prefeitura de Brumadinho disse que a empresa foi autuada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e deverá pagar duas multas – Uma no valor de 65 mil reais outra de 50 mil reais. Além das multas, a Mineração Tejucana foi notificada a apresentar um relatório de impacto causado pela ineficiência dos sistema de drenagem.

Um requerimento, assinado por sete vereadores, deve ser votado nesta quinta-feira, 10, cobrando explicações da prefeitura sobre o licenciamento e a regularidade da empresa Tejucana em Brumadinho.