Moradores cobram assistência da Vallourec

O bloqueio provoca impactos em Piedade do Paraopeba e Casa Branca, já que parte do trânsito foi desviado para a região

Moradores do Distrito de Piedade do Paraopeba denunciam a falta de assistência da empresa Vallourec à região, após o rompimento do Dique de contenção, do complexo da Mina Pau Branco, em Nova Lima. A lama invadiu a BR-040, que interdita desde a manhã de ontem,8, a rodovia. O bloqueio provoca impactos em Piedade do Paraopeba e Casa Branca, já que parte do trânsito foi desviado para a região.

Além disso, a abertura de comportas da barragem Santa Bárbara, em razão das fortes chuvas, que provocou alagamentos do Córrego Carrapato em Piedade do Paraopeba e Marques. O transbordamento deixou dezenas de pessoas desalojadas na região. Moradores temem por problemas na estrutura da barragem. Segundo eles, até agora, a empresa não disponibilizou nenhum tipo de ajuda para região, nem mesmo o auxílio com máquinas para desobstruir vias.

Outra reclamação dos moradores é a falta de posicionamento das autoridades, municipais, Estaduais e do Governo Federal, sobre as condições de segurança da barragem Santa Bárbara. Nenhum órgão de segurança apareceu em Piedade do Paraopeba e nenhum auxílio foi enviado até o momento à região.   

Moradores montaram na tarde de hoje um Ponto de Apoio na Casa Paroquial, Dona Bela, em Piedade do Paraopeba. O local está recebendo doações de alimentos, água potável, produtos de higiene pessoal, roupas, utensílios de casa, além de pessoas desabrigadas e turistas que estão ilhados em Brumadinho, em razão da chuva que atinge a região.

Procurada pela Folha de Brumadinho, a Vallourec disse apenas que a barragem Santa Bárbara não contém rejeitos de mineração, mas água e sedimentos. A empresa disse ainda que a barragem voltou ao nível zero de criticidade, em dezembro de 2021, após obras no vertedouro da estrutura, que teve sua capacidade potencializada e está preparada para receber precipitações intensas. A Empresa reforça que está trabalhando em conjunto com os órgãos e autoridades competentes e continua empenhada em minimizar os transtornos ocorridos e restabelecer a normalidade da situação.