Poeira toma conta de Piedade do Paraopeba

Segundo moradores da região, a cena tem sido frequente nos últimos dias

A região do Distrito de Piedade do Paraopeba foi tomada na manhã deste sábado, 7, pela poeira vinda da mina Pau Branco, que pertence a Vallourec Mineração. Segundo moradores da região, nos últimos dias a cena tem sido frequente. O vento forte que bate na serra joga todo o pó de minério para áreas de Brumadinho e Alphaville.

A mina Pau Branco está localizada no topo da Serra da Moeda, a poucos quilômetros de Piedade do Paraopeba. O Jornal Folha de Brumadinho procurou a empresa para comentar sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria, ninguém havia se pronunciado.

Obras na barragem Santa Bárbara

Em abril, a Vallourec Mineração anunciou o início das obras de adequação do vertedouro da barragem Santa Bárbara. De acordo com a empresa, a obra segue as exigências da ANM – Agencia Nacional de Mineração. A Vallourec garantiu que a barragem não possui nenhum problema na sua estrutura física e que realiza inspeções diárias no local, conforme exige a legislação. A barragem teve seu nível de segurança elevado de 0 para 1, após inspeção da ANM e por isso, segundo a empresa, a necessidade de ampliar a vazão de água da estrutura. A classificação do nível de segurança de barragens vai de 0 a 3, sendo que, 0 significa totalmente segura e 3 é o estado crítico da estrutura, com risco iminente de rompimento.

Líderes comunitários contestam a atuação da empresa na região. A Comissão SOS Barragem emitiu uma nota de repúdio sobre a obra e os impactos causados pela mineradora no Distrito de Piedade do Paraopeba. O grupo exige respostas das autoridades e dos órgãos de fiscalização. Um dos principais pontos questionado pela comissão é a falta de transparência por parte da mineradora, que segundo ela, excluem parte da comunidade nas discussões, além da falta de licenciamento ambiental para a realização da obra.