Lixo toma conta de roteiros turísticos

Cachoeira da Jangada é uma área particular, que pertence a mineradora Vale

Um dos principais pontos turísticos de Brumadinho, a Cachoeira da Jangada, que fica em Casa Branca, está completamente abandonada e tomada pelo lixo. As imagens são de um grupo de trilheiros que visitou o local nesse final de semana e denunciou a situação dos caminhos que levam até o atrativo. Além do lixo, placas de sinalização e segurança do espaço estão pichadas.

Julião Gomes, que é da Trilhas das Gerais, uma empresa de receptivo turístico na região, lamentou as cenas encontradas no local. “Me senti bem incomodado. As pessoas que visitaram ali não têm menor preocupação com a preservação daquele local. Além disso parece que a cachoeira está abandonada pela Vale e pela Prefeitura de Brumadinho. Como representante de um receptivo, que leva pessoas para ter experiência de turismo ecológico, fico muito triste. Para a imagem da cidade de Brumadinho isso prejudica muito o turismo” ressaltou Julião.

A Cachoeira da Jangada é uma área particular, que pertence a mineradora Vale. O local é um dos principais roteiros ecoturisticos de Brumadinho e está ao lado de um dos maiores parques ambientais, dentro de área urbana do Brasil, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Vale para falar sobre o assunto. Em nota, a mineradora disse que os locais passam por manutenções periódicas, são cercados, possuem placas que sinalizam a proibição de acesso e são fiscalizados pela Vale. A entrada no local está proibida e eventual acesso não autorizado caracteriza invasão à propriedade particular.

Procuramos também a Prefeitura de Brumadinho. E em nota, o órgão disse que o setor de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai notificar a Vale para fazer a limpeza e tomar as medidas cabíveis para manter o local limpo.