Turistas denunciam abandono e lixo em cachoeiras

Cachoeira da Ostra, que fica em Casa Branca, está completamente tomada pelo lixo

A falta de manutenção, fiscalização e políticas de preservação ambiental têm causado sérios problemas de poluição em pontos turísticos de Brumadinho. Muitos desses espaços são privados, mas abertos, são usados com frequência por milhares de pessoas, principalmente agora com a chegada do calor.

Considerado um dos principais pontos turísticos de Brumadinho, a Cachoeira da Ostra, que fica em Casa Branca, está completamente tomada pelo lixo. As imagens foram registradas por turistas que visitaram o local nesse final de semana e denunciaram a situação de abandono do local.

Em agosto deste ano, o jornal Folha de Brumadinho já havia denunciado uma situação parecida na Cachoeira da Jangada, também em Casa Branca, onde os caminhos que levam até o atrativo, estavam lotados pelo lixo, além de placas de sinalização e segurança pichadas.

Ambas as cachoeiras são de propriedade da mineradora Vale. Os locais são os principais roteiros do ecoturismo de Brumadinho e estão ao lado de um dos maiores parques ambientais, dentro de área urbana do Brasil, o Parque Estadual da Serra do Rola Moça. A região é também uma das áreas mais importantes de recarga hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte, ligando os complexos de Serras da Calçada, Moeda e Rola Moça.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Vale para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta matéria, não tivemos retorno.

A Prefeitura de Brumadinho também foi procurada. E em nota, o órgão disse que está tentando viabilizar um projeto de reestruturação turística, que prevê a melhoria de estruturas das cachoeiras da região, mas que ainda depende dos compromitentes do acordo entre Vale e Estado aprovarem os projetos apresentados pelo município.