Brumadinhenses vão às urnas para escolher conselheiros tutelares

Gra do Tejuco foi a mais bem votada, com 502 votos. Pelo menos 2.246 eleitores votaram

Mesmo debaixo de chuva, os brumadinhenses foram às urnas neste domingo, 1° de outubro, para escolher os 5 representantes do Conselho Tutelar de Brumadinho. Ao todo, 10 candidatas disputavam o pleito.

A candidata mais votada foi Gra do Tejuco, que recebeu 502 votos, um recorde nas eleições do Conselho Tutelar. As outras 4 vagas ficaram com: Adriana Bernadino Fernandes, com 363 votos; Dayane Rosa da Silva Rodrigues, com 355 votos; Adriana Rezende Silva, com 249 votos e Mara Margarida de Souza com 225 votos. Pelo menos 2.246 eleitores foram às urnas.

A votação é organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e aconteceu em 6 pontos do município: Aranha, Casa Branca, Conceição de Itaguá, Piedade do Paraopeba, São José do Paraopeba e na sede, das 8h às 17h. Pela primeira vez, o pleito foi realizado com urnas eletrônicas, as mesmas usadas em eleições comuns, disponibilizadas pela justiça eleitoral.

Os conselheiros tutelares têm um papel fundamental na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os eleitos terão mandato de 4 anos e assumem seus cargos em janeiro de 2024.

Confira o resultado da votação: