Câmara rejeita denúncia contra vereador Guilherme Morais

Uma CPI foi instituída para apurar as denúncias contra o parlamentar

Apenas 2 Vereadores, Gabriel Parreiras, do PTB e Max Barrão, do MDB, votaram a favor para aceitar a denúncia de pedido de investigação e cassação do vereador Guilherme Morais, do PV, que teria promovido uma festa de aniversário clandestina, com centenas de pessoas, em um condomínio fechado, no último dia 1° de maio, em plena pandemia.

Os vereadores Daniel Crentinho, do PSB; Jhon Roberto, do PSB; Ivam Egg, do PV; Ninho, do PSL; Ricardo da Tejucana, do PSL; Valcir Rambinho do PV; Vanílson Geada, do Cidadania e Xodó do PV, votaram contra a abertura do processo.

A vereadora Alessandra do Brumado, do Cidadania teve que se ausentar da reunião antes da votação começar. E o suplente convocado, Itamar Franco, do PV, não participou da reunião. Já o presidente da Casa, Daniel Hilário, do Cidadania só vota em caso de empate.

A denúncia de quebra de decoro parlamentar contra Guilherme Morais foi protocolada na casa, por Mateus Leal, na semana passada. O casou tomou grande repercussão no município e na imprensa nacional, já que esse tipo de evento está proibido, por meio de Decreto Municipal, em virtude da pandemia. A Executiva Estadual, do Partido Verde, pediu abertura de um processo disciplinar contra o vereador e pode até expulsá-lo da legenda.

Outras denúncias, entre elas, a que foi protocolada pelo vereador Gabriel Parreiras, contra o prefeito Nenen da Asa, por infração político-administrativa e de improbidade não foi colocada em votação.

CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito

A Câmara Municipal informou, por meio de publicação oficial, que institui uma CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o vereador Guilherme Morais, do PV, diante das acusações de que ele teria promovido uma festa de aniversário clandestina, causando aglomerações.

A CPI foi composta pelos vereadores:
Henerson Rodrigues de Faria – Presidente;
Jhon Roberto do Carmo Oliveira – relator;
Valcir Carlos Martins – titular
Vanilson dos Santos Porfírio – suplente.
A comissão terá o prazo de 120 dias para apresentar um relatório sobre as investigações.

Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Brumadinho