Copasa e Vale se recusam a participar de audiência pública

Reunião discutiria os problemas relacionados à falta de água no município e sobre a obra de captação de água

A Câmara Municipal de Brumadinho, cancelou a Audiência Pública que seria realizada nesta terça-feira, 5, para discutir os problemas relacionados à falta de água em dezenas de comunidades do município e sobre a obra da adutora de captação de água da Copasa, construída pela Vale, na região de Ponte das Almorreimas.

Segundo a Câmara, a decisão foi tomada depois que a mineradora Vale e a Copasa se recusaram a participar da audiência. “Com essa recusa da Vale e Copasa, daremos mais celeridade aos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A população está sofrendo as consequências. Não estamos sendo ouvidos, prova disto é a recusa das duas empresas em participar da reunião. Mas continuaremos atuando por respeito e justiça aos moradores de nosso município”, comentou o Presidente da Câmara, Daniel Hilário, do Cidadania.

A Câmara de Brumadinho abriu na semana passada uma CPI para averiguar os impactos, direitos violados e desdobramentos das obras de captação de água do Rio Paraopeba. Além da falta de água, moradores alegam que a implantação da adutora tem causado inúmeros danos à população local.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Vale e a Copasa para se explicarem. Em nota, a Vale disse que continua desempenhando as ações relativas às obras de captação de água em Brumadinho de acordo com as exigências dos órgãos de controle, incluindo órgãos ambientais e Ministério Público. A empresa reitera ainda que seus representantes se reúnem rotineiramente com as comunidades locais, assim como com representantes da Câmara de Vereadores de Brumadinho, para a apresentação de atualizações, à medida que avançam as obras e assim continuará ocorrendo.

A reportagem não conseguiu contato com a Copasa.