Em manobra política, secretário é exonerado e volta à Câmara

Ato acontecer um mês depois da troca de poder e um dias após denúncia apresentada contra o prefeito

O Prefeito Nenen da Asa exonerou nessa terça-feira, 8, o Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Eventos, vereador licenciado Vanilson dos Santos Porfírio (Geada), do Cidadania. Com isso, Geada volta a assumir o cargo de vereador na Câmara Municipal de Brumadinho. A vereadora suplente, Edna Lúcia Teixeira de Lima Gomes, também do Cidadania, permaneceu no cargo apenas 1 mês. Ela havia assumido a vereança no dia 6 de janeiro, após a nomeação de Geada ao cargo de Secretário.

Coincidência ou não, a exoneração do Secretário de Esportes ocorre um dia após o prefeito Nenen da Asa ser denunciado na Câmara de Brumadinho, por possíveis infrações político-administrativas. O documento, protocolado pelo ex-vice-prefeito, Breno Carone, contém 291 páginas e cita diversas irregularidades que, em tese, teriam sido praticadas pelo atual prefeito. Entre elas, possível favorecimento da administração pública a seus familiares, além disso, crimes de responsabilidade e improbidade administrativa.

A votação desta denúncia deve acontecer nesta quinta-feira, 10. Na oportunidade, os vereadores também votarão diversos requerimentos que cobram explicações da prefeitura e suas respectivas secretarias, entre eles, possíveis gastos da Secretaria de Esportes, Lazer e Eventos, comandada pelo então Secretário Geada, em apoio a eventos em espaço privado.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Prefeitura para falar sobre a exoneração, e em nota, o órgão disse apenas que o secretário saiu para reassumir sua cadeira de vereador. O Secretário de Governo, Guti da Premoldados assume interinamente a pasta.