Mais um parente: Prefeito nomeia sobrinho para o cargo de secretário

Com isso, sobe para 4 o número de secretarias ocupadas pela família Barcelos.

O prefeito Nenen da Asa, do PV, nomeou na última segunda-feira, 15, o sobrinho, Gustavo Maciel Barcelos, para o cargo de secretário municipal de Desenvolvimento Social. Ele passa a ocupar a cadeira de Christiane Alves Passos, que foi exonerada, mas assume agora a recém-criada Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A mudança faz parte do processo de reestruturação administrativa que criou recentemente, pelo menos 41 novos cargos comissionados na Prefeitura de Brumadinho.

De acordo com um levantamento feito pelo vereador Gabriel Parreiras, do PTB, com a nomeação de mais um integrante da família Barcelos, a prefeitura de Brumadinho teria cerca de 40% dos cargos comissionados, do alto escalão do governo, destinados a parentes direto do prefeito Nenen da Asa. Outros 40% seriam nomeações de pessoas que moram em outras cidades. E apenas 20% de brumadinhenses, não teriam grau de parentesco com o prefeito.

Já ocupam cargos de secretários, a irmã do prefeito, Sônia Barcelos, na educação e o irmão Alcimar Barcelos (Cid Barcelos), que comanda 2 pastas, Meio Ambiente e Governo.

Na semana em que o prefeito faz novas nomeações de cargos comissionados, a prefeitura lançou uma campanha pedindo doações de cobertores e camas para o canil municipal. O questionamento feito por muitos moradores é que, com um orçamento tão vultoso para contratações, o Executivo não teria dinheiro para manter o canil?

O jornal Folha de Brumadinho entrou em contato com a prefeitura para falar sobre as nomeações. Em nota, a assessoria de comunicação confirmou a criação de novos cargos comissionados, por meio da Lei 1715/2023, justificou que o sobrinho é capacitado e disse que não há nenhum impedimento jurídico para que ele assuma o cargo.

Aumento de cargos e salários

Em abril, vereadores aprovaram o projeto de Lei, de autoria da mesa diretora da Câmara, que aumentou os salários dos secretários municipais. O valor passou de R$ 11.476,77, (onze mil, quatrocentos e setenta e seis reais e setenta e sete centavos, para R$ 16.023,84, (dezesseis mil e vinte e três reais e oitenta e quatro centavos) por mês. Um acréscimo de aproximadamente 40%.

Já para os servidores públicos municipais, o aumento foi de apenas 10%. Com isso, a prefeitura de Brumadinho deve gastar mais de 142 milhões de reais com pagamentos de pessoal em 2023. O valor representa 29% do total da receita orçamentária para o ano, que está estimada em 520 milhões de reais.

Foto: João Santos