Prefeito Nenen da Asa é denunciado mais uma vez

Chefe do Executivo é acusado de crimes de Responsabilidade Político-administrativa e Corrupção Ativa

A denúncia foi protocolada nesta quarta-feira, 26, na Câmara Municipal de Brumadinho, pelo ex-vereador Guilherme Morais, que pede a cassação do prefeito Nenen da Asa, do PV. O documento contém 25 páginas e aponta diversas ações do prefeito que podem vir a configurar crimes de Responsabilidade Político-administrativa e Corrupção Ativa.

Em uma das hipóteses apresentada, Guilherme Morais mostra uma suposta gravação que seria a voz do prefeito, em que ele teria admitido que paga vereador para votar na Câmara. No áudio, Nenen da Asa teria dito que tem maioria no Legislativo:

“Se não quiser votar em mim, tem problema não, eu tenho maioria. Agora você tem que ter cuidado, porque você tá do lado de quem não tem maioria, aí é um risco que você corre, você não tá do lado da maioria. Então tem que ter esse cuidado, entendeu?
(Trecho inaudível) Hoje eu não quero entrar em negócio de vereador”, aponta.

Em um outro trecho da gravação, o prefeito teria afirmado que paga vereador para votar:
“F…. (palavrão), eu não tenho obrigação com ninguém não. As obrigações minhas são limitadas. Até as obrigações que eu devo, eu já paguei por elas também, entendeu? E outra coisa, tem vereador lá que eu pago para votar, então a obrigação minha com ele é zero. Quem eu pago para votar eu tenho obrigação com ele não, eu to pagando! Deu para você entender a diferença de quem não recebe e de quem recebe?”, diz o texto do áudio transcrito.

Essas gravações foram apresentadas ao vivo na sessão ordinária da Câmara Municipal, no dia 24 de março. A aceitação da denúncia pode ocorrer nesta quinta-feira, durante a 6ª reunião ordinária da Casa. Mas, para isso, a denúncia precisa ser necessariamente aceita pela maioria dos vereadores, para então investigar os supostos crimes praticados pelo prefeito.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a assessoria do prefeito para falar sobre as acusações. Em nota, o departamento disse que é apenas uma denúncia. E quando houver notificação, o jurídico irá cuidar do caso.