Nova denúncia é protocolada contra Nenen da Asa e a secretária de educação

Essa é a terceira denúncia em menos de um mês contra o prefeito

A Câmara Municipal de Brumadinho recebeu nesta terça-feira, 8, mais uma denúncia contra o prefeito Nenen da Asa, do PV, e agora também contra a Secretária Municipal Educação, Sônia Barcelos. A denúncia, de iniciativa popular, foi protocolada por vários professores.

Segundo o documento apresentado, o Prefeito Nenen da Asa e sua irmã Sônia Barcelos teriam utilizado recursos do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – em desvio de finalidade.

Conforme denúncia, na análise da documentação de receita e despesas, teria-se constatado que foram feitos pagamentos irregulares e indevida utilização de recursos originários da conta específica do FUNDEB, contrariando a norma de
regência do órgão.

Segundo o SindUte-MG Subsede Brumadinho, a prefeitura estaria com mais de 10 milhões de reais em caixa, isso em novembro de 2021, quando foi feito o último lançamento no sistema do TCE – Tribunal de Contas do Estado. O município ainda não havia lançado até o final de fevereiro deste ano, a atualização no sistema tanto do TCE quanto do Siope – Sistema de informações sobre orçamentos Públicos em Educação. A data para lançamento do último bimestre do ano de 2021 seria 30 de janeiro.

Em fevereiro, a deputado estadual, Beatriz Cerqueira, do PT, havia pedido na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, da Assembleia Legislativa de Minas, informações sobre ao prefeito sobre os valores recebidos do FUNDEB até o final de 2021, além de investimentos dos recursos e remuneração dos profissionais da educação no município.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a prefeitura para falar sobre a denúncia. A assessoria de comunicação disse que ainda não foi comunicada e por isso não vai comentar.

Outras denúncias

Essa é a terceira denúncia apresentada na Câmara Municipal de Brumadinho contra o prefeito Nenen da Asa, além de envolvimento de secretários e servidores públicos.

Na primeira, apresentada em fevereiro, Nenen da Asa foi denunciado por possíveis irregularidades que, em tese, teriam sido praticadas pelo atual prefeito. Entre elas, possível favorecimento da administração pública a seus familiares, além de crimes de responsabilidade e improbidade administrativa.

Na outra denúncia apresentada também em fevereiro, documento elenca uma série de irregularidades que teriam sido praticadas por Nenen da Asa e seu secretário de Governo exonerado do cargo recentemente, Geraldo Augusto Matosinhos, o Guti, com o uso da máquina pública, na empresa do ex-secretário.

Foto: Divulgação