O Adeus à Brandão

Brumadinhenses se despedem de uma das figuras mais ilustres da sua história

Foi sepultado na tarde desta quarta-feira, 17, o corpo do ex-prefeito de Brumadinho, Antônio Brandão. Ele morreu na manhã de ontem, 16, no hospital Mater-Dei, em Belo Horizonte, vítima de um câncer de pulmão. Brandão tinha 76 anos de idade. Durante toda a manhã, familiares, amigos e diversas personalidades passaram pela Câmara Municipal de Brumadinho para prestar as últimas homenagens à Brandão.

Nascido em Brumadinho, Antônio Brandão era conhecido carinhosamente por Brandão. Casado por 2 vezes, ele deixa 5 filhos. Três: Natália, Paulo Vinícius e Junior do seu primeiro casamento, com a Professora Neide Alves. E mais 2, Thiago e Bruno, frutos do relacionamento com Juraci Nascimento, além da enteada, Thais.

Brandão dedicou boa parte de sua vida como empresário, atuando no Ceasaminas, no ramo de embalagens. Em 2012, pela segunda vez, concorreu ao pleito eleitoral, sendo eleito Prefeito de Brumadinho com uma votação expressiva. Brandão governou o município entre 2013 e 2016. Ao fim de seu mandato, ele não quis mais concorrer à reeleição. Ano passado, Brandão foi convencido 15 dias antes das eleições, pelo MDB, após divergências internas no partido, a disputar o cargo de prefeito novamente, mas ficou em segundo lugar.

Antes mesmo de ingressar no meio político, Brandão já demonstrava sua generosidade e preocupação com o cidadão de Brumadinho. Ele participou de diversas ações sociais no município.

Manifestações de pesar

A Prefeitura de Brumadinho decretou luto oficial por 3 dias. Em nota, lamentou o falecimento do ex-prefeito Brandão, ocorrido na manhã desta terça-feira e destacou sua contribuição para o desenvolvimento de Brumadinho. O Prefeito Nenen da Asa também expressou sua solidariedade aos familiares, amigos e correligionários de Brandão.

A Câmara Municipal também declarou luto oficial de três dias, no âmbito do Poder Legislativo. Diversos órgãos e entidades sociais, políticos, partidos e personalidades divulgaram notas de pesar pela morte de Antônio Brandão.   

Sua marca na administração pública:

Brandão Teve como base em seu governo, a Participação Popular, a Honestidade e a Transparência. Entre suas ações durante seu governo, podemos destacar avanços importantes em diversas áreas.

  • Na comunicação: criou o Diário Oficial do Município (o DOM), além de várias outras ferramentas de comunicação que possibilitaram o acesso democrático com transparência às informações das ações dos Poderes Executivo e Legislativo.  
  • Criou o “Bate Papo com o Prefeito”, programa que levava toda a sua equipe de governo para as comunidades, ouvindo os anseios da população.
  • Na área da educação: além dos investimentos de reformas e ampliação e construção de escolas, Brandão implementou programas temáticos, produzindo uma rede multiplicadora dos bons hábitos.
  • No social: implantou e incentivou vários serviços sociais de assistências às famílias, além da criação e reformulação de diversos conselhos municipais, entre eles, o do idoso e da juventude.
  • No esporte: criou novas modalidades, novas competições esportivas no município, ampliando projetos e garantindo mais qualidade de vida aos brumadinhenses.
  • No turismo: implantou novo sistema de sinalização turística no município, criou o primeiro Guia Turístico de Brumadinho, além de garantir apoio aos eventos culturais e a preservação do patrimônio cultural do município, como por exemplo, a entrega do projeto de restauração da Igreja matriz de Piedade do Paraopeba, com mais de 300 anos.
  • Servidores públicos: Brandão concedeu o maior aumento de correção salarial das últimas décadas ao funcionalismo, além de realizar 2 concursos públicos municipais.
  • Reduziu em 30% o IPTU para toda a população brumadinhense.
  • Na saúde: reformou e ampliou diversas unidades de saúde do município, além de garantir a plena assistência na saúde, com remédios, consultas, exames de grande complexidade.
  • Na agricultura: construiu o Galpão do Produtor, um sonho de mais de 15 anos dos agricultores; implantou a Feira da Agricultura Familiar, além de garantir e ampliar a prestação de serviços aos produtores rurais.
  • No meio ambiente: criou o projeto Lagoa Viva, modelo para o Brasil, que recuperou dezenas de lagoas e açudes, garantindo água de qualidade e recuperando o lençol freático de várias propriedades rurais do município.
  • Na infraestrutura: pavimentou e calçou diversas vias em bairros e comunidades do município, entre os destaques, a Alça viária do Bairro São Conrado, Avenida Sanitária, asfaltamento da estrada que liga a sede do município à comunidade de Águas Claras, melhorando a mobilidade urbana.

E é com este legado, de homem simples, generoso e de caráter, que os brumadinhenses irão se lembrar de Brandão.  O Jornal Folha de Brumadinho mais uma vez expressa seu mais profundo pesar pela partida do querido prefeito Brandão e estende sua solidariedade aos familiares e amigos.

Resumo de suas principais ações à frente da Prefeitura de Brumadinho 2013/2016