Vila do Papai Noel vai custar mais de 1 milhão de reais

Valor equivale à quase 66 mil reais por dia e daria para construir 17 casas populares

A Prefeitura de Brumadinho publicou o extrato do contrato n° 135/2021, sobre o aluguel da estrutura que vai abrigar a Vila do Papai Noel. O valor do contrato é de 1 milhão e 50 mil reais, para o período de 10 a 25 de dezembro. Serão apenas 16 dias de exposição. Isso significa que por dia, os brumadinhenses irão pagar quase 66 mil reais para manter a casa do Papai Noel.

Um levantamento feito com especialistas na área de engenharia, aponta que, com esse dinheiro gasto na vila do Papai Noel, a prefeitura poderia construir pelo menos 17 casas populares, ao custo médio de aproximadamente R$ 62.000,00 cada residência, valores de acordo com a tabela do Sindicato da Indústria da Construção Civil, isso levando em consideração a mão de obra e os materiais. O custo médio da construção popular, o chamado padrão social, gira em torno de R$ 1.258,29 o metro quadrado.

Segundo o extrato do documento, além da estrutura, a Vila terá um caminhão do Noel e apresentação teatral. A empresa responsável pela montagem e ornamentação é a Mais Serviços e Locações Ltda.

A Vila do Papai Noel está sendo montada no antigo estacionamento municipal, ao lado do Rio Paraopeba. O local é conhecido por ser um dos primeiros pontos de alagamentos no município. Nas últimas horas, o Rio Paraopeba teve o volume de água elevado, em razão das chuvas dos últimos dias na região.

A preocupação é que, com o volume de chuva esperado para as próximas semanas, até a virada do ano, e o assoreamento do rio, após a tragédia da Vale, o local seja totalmente inviável e coloque em risco a vida das pessoas que irão visitar e trabalhar sob a estrutura.

O jornal Folha de Brumadinho, procurou a prefeitura para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta reportagem, ninguém havia se pronunciado. Questionada, a Defesa Civil Municipal informou que monitora a situação do volume de chuva em toda a região, inclusive na cabeceira do rio Paraopeba, mas que não há previsão de grandes precipitações para os próximos dias. O órgão informou ainda, que em caso de alerta, são feitas as evacuações nos pontos necessários com antecedência.