Prefeito proibe festas até fevereiro, mas realiza “mega” evento natalino

Estão suspensos todos os eventos públicos e privados no município

Um dia após publicar o Decreto Municipal N° 224, que proibe qualquer tipo de evento público ou privado, até o dia 15 de fevereiro de 2022, a própria Prefeitura de Brumadinho realizou um evento natalino, na noite de ontem 22, na Vila do Papai Noel, com centenas de pessoas, entre elas, crianças que ainda não foram vacinadas.

A publicação do Decreto-Lei ocorreu na última terça-feira, 21, data que entrou em vigor. No documento, a prefeitura suspende, em especial as festividades e comemoração de fim de ano em todo o território do município, inclusive réveillon.

A justificativa para a vedação dos eventos é o aparecimento da nova variante da covid-19, Ômicron, constatada pela Organização Mundial da Saúde, em vários países e com casos já confirmados em Belo Horizonte.

A fiscalização do cumprimento do Decreto ficará a cargo dos órgãos: Vigilância Sanitária, Defesa Civil Municipal, agentes do Código de Posturas e do Coes – Comitê de Operações de Emergência na Saúde e com apoio da Polícia Militar. Quem descumprir as regras, poder ter a interdição do local ou a suspensão ou cancelamento do Alvará de Licenciamento, além de comunicação ao Órgão Ministerial da prática do crime previsto no art. 268 do Código Penal Brasileiro.

Questionada sobre o evento realizado pelo prefeito Nenen da Asa, na noite de ontem, 22, sobre a aglomeração na Vila do Papai Noel, a prefeitura de Brumadinho ainda não se pronunciou.