Presidente da Câmara proíbe entrada da população na casa

Apenas de vereadores, assessores, funcionários da casa, agentes políticos e servidores do Poder Executivo podem acessar o local

Uma portaria publicada na última terça-feira, 11, assinada pelo presidente da Câmara Municipal de Brumadinho, Vereador Ricardo Nunes, do PSL, conhecido como Ricardo da Tejucana, proíbe temporariamente a entrada de pessoas nas dependências da casa, inclusive durante as reuniões de comissões e ordinárias previstas no calendário oficial.

A medida surpreendeu muita gente, já que as reuniões plenárias são fundamentais para o acompanhamento da população nas discussões de políticas públicas, apreciação e votação de projetos de leis importantes para o município, além de garantir transparência nas atividades dos parlamentares.

Segundo a portaria, o fechamento da Câmara ao público, é para a implementação de medidas de segurança. Estão permitidas a entrada apenas de vereadores, assessores, funcionários da casa, agentes políticos e servidores do Poder Executivo que forem indicados para esclarecimentos sobre eventuais proposições.

Nesta quinta-feira, 13, acontecerá a 5ª reunião ordinária do ano. O público só poderá acompanhar pela TV Câmara, transmissão pelo site, facebook ou youtube.

O jornal Folha de Brumadinho procurou o vereador Ricardo da Tejucana para comentar sobre a decisão, mas até o fechamento desta reportagem não obteve resposta. A Câmara Municipal informou que o prédio passa por adequação no sistema de segurança física e controle de acessos, inclusive com a finalização de instalação de equipamentos próprios.