Secretário faz campanha para candidatos à vagas no Conselho Tutelar

O posicionamento coloca em questão o princípio da impessoalidade, que estabelece a imparcialidade na defesa do interesse público

O secretário Municipal de Desenvolvimento Social, Gustavo Barcelos, que é sobrinho do prefeito Nenen da Asa, do PV, publicou em grupos de WhatsApp, encartes digitais com nomes de campanha de pelo menos duas candidatas à vagas no Conselho Tutelar de Brumadinho. Uma das candidatas, inclusive, é sogra da secretária adjunta de Fazenda. Ela tenta a reeleição e é apoiadora da família Barcelos.

As publicações geraram revolta e questionamentos, não só de membros dos grupos, mas também de outros candidatos, já que o Conselho Tutelar é ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que é comandada pelo secretário. O posicionamento coloca em questão o princípio da impessoalidade, que estabelece a imparcialidade na defesa do interesse público, excluindo preferências ou aversões pessoais ou partidárias.

O secretário Gustavo Barcelos teria infligido o Item 12.9, no inciso VII do edital das eleições do Conselho Tutelar, que dispõe sobre a impossibilidade de favorecimento por qualquer autoridade pública ou utilização, de espaços, equipamentos e serviços da Administração Pública, em favor destes.

O jornal Folha de Brumadinho ouviu pelo menos outras duas candidatas ao pleito, que informaram que irão acionar o Ministério Público nesta sexta-feira, 11, acerca da situação.

Procurado, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Gustavo Barcelos disse que não pediu voto para nenhum candidato e que fez publicações de outros candidatos em seu status nas redes sociais.