Vereador sofre pedido de cassação por fiscalizar

Denúncia é baseada numa “live” em que o vereador cobra transparência e maior participação da população na Câmara

O presidente da Câmara Municipal de Brumadinho, Daniel do Brumado, do Partido Cidadania, abriu na última quinta-feira, 25, um pedido de cassação contra o vereador Gabriel Parreiras, do Partido PTB. Na denúncia oferecida pelo próprio presidente da casa, Daniel do Brumado denunciou o Vereador Gabriel Parreiras por “quebra de decoro parlamentar e atuação incompatível com a dignidade da Câmara Municipal de Brumadinho”.

No documento protocolado, que contém 11 páginas, Daniel utiliza como prova, uma “live” realizada no dia 9 de março pelo vereador Gabriel Parreiras, em que questionou a baixa produtividade dos vereadores; a perseguição que ele sofre na casa legislativa; e em que ressalta a importância da participação da população nas discussões dos projetos de lei.

Segundo o vereador Gabriel Parreiras, esses foram os motivos. Apenas por cobrar e gerar pressão contra os demais vereadores, é que o Presidente da Câmara pediu a cassação do seu mandato. “Isto é um absurdo, uma gigante perseguição política que venho sofrendo desde o primeiro dia do meu mandato. O que está acontecendo na Câmara de Brumadinho é algo surreal. Estão querendo me cassar por eu fazer exatamente o que exige o mandato de um vereador, FISCALIZAR E LEGISLAR, e o que a maioria que está lá, não fazem”, afirma Gabriel.

O pedido de abertura do processo de cassação deve ser apresentado nesta quinta-feira, às 9h da manhã, durante a reunião das comissões e pode ser votado ainda nesta quinta, durante a 4° reunião Ordinária do ano, que acontecerá em seguida.

Histórico político na atual legislatura

No início do mês de março, o Jornal Folha de Brumadinho já havia publicado uma matéria, em que os dois vereadores, considerados de oposição ao atual governo do prefeito Nenen da Asa, foram deixados de lado e impedidos de participar das comissões da Câmara Municipal de Brumadinho. O vereador eleito para seu primeiro mandato, Gabriel Parreiras, do PTB e o vereador Max Barrão, do MDB ficaram de fora das comissões que tem 24 vagas no total, sendo 12 titulares e 12 suplentes.

A Câmara possui 4 comissões permanentes, onde são analisados todos os projetos de leis propostos pelos vereadores, antes que eles sejam votados em plenário. A participação, que deveria ser democrática e técnica/política, parece ser um jogo de cartas marcadas, já que a presidência da Câmara é comandada pelo vereador Daniel do Brumado, do Cidadania, um dos principais aliados políticos do atual prefeito.

Comissão da Câmara que analisará a denúncia:

Vereador Vanilson dos Santos Porfírio (CIDADANIA) – Presidente
Vereador Guilherme Augusto Braga Morais (PV)– Relator
Vereador Jhon Roberto do Carmo Oliveira (PSB) – Membro
Vereador Ricardo de Souza Nunes da Silva – Suplente

Essa Comissão Processante analisará a denúncia, bem como a defesa do denunciado e emitirá seu parecer que. Em seguida, o caso irá à votação mo plenário da Câmara.