Vereadores de BH congelam salários e acabam com ‘auxílio-paletó’ até 2024

Vereadores de BH congelam salários e acabam com ‘auxílio-paletó’ até 2024

Vereadores de BH congelam salários e acabam com ‘auxílio-paletó’ até 2024

Os 41 vereadores de Belo Horizonte decidiram nesta terça-feira (3) congelar os próprios salários até 2024. A medida foi construída após reunião entre a Mesa Diretora da Câmara e líderes da Casa. Além disso, os parlamentares também definiram o fim da ajuda de custo conhecida como “auxílio-paletó”. A expectativa é de que a medida gere uma economia de mais de R$ 2 milhões.

Atualmente, os vereadores de BH recebem R$ 18,4 mil. O aumento dos parlamentares é válido para a próxima legislatura, portanto, o último aumento foi dado em 2016, desde então, o valor é ajustado automaticamente pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Caso os vereadores apresentassem um projeto prevendo o aumento, o novo valor valeria para os próximos vereadores, que serão eleitos em outubro deste ano. Com o acordo, o salário se mantém até 2024, ano do próximo pleito municipal. O valor também não será mais ajustado pelo IPCA.

A presidente Nely Aquino (PRTB) disse que espera que a medida se torne exemplo no Brasil. “Sabemos que isso não passa da obrigação de qualquer político brasileiro que compreende a dificuldade pela qual passa a sociedade nessa crise que vivemos. Precisamos diminuir os privilégios. Esperamos assim que o Poder Legislativo da capital de Minas Gerais sirva de exemplo para todo o Brasil”, escreveu em sua rede social.

FONTE (texto e imagem): bhaz.com.br