Vereadores rejeitam requerimento que pedia esclarecimentos sobre projetos da Vale

Documento solicitava Audiência Pública para discutir e cobrar transparência em obras de reparação no município

Vereadores, considerados da base do Prefeito Nenen da Asa, do PV, votaram nesta quinta-feira, 24, contra o requerimento de número 33, de autoria do vereador Daniel do Brumado, do Avante, em que pedia a realização de uma Audiência Pública, para discutir as obras de contrapartidas realizadas pela empresa Vale, no município, em decorrência da tragédia-crime, ocorrida em janeiro de 2019. O documento solicitava a presença não só do prefeito, secretários municipais, entidades de justiça e organizações envolvidas na reparação, mas também dos representantes da Vale.

De acordo com o vereador Daniel do Brumado, mais uma vez, os parlamentares votaram a favor da Vale. “Infelizmente, mais uma vez, a maioria dos nossos colegas são contra a transparência no processo de reparação da Vale em Brumadinho. Isso prova que eles estão a favor da empresa. É uma pena que os vereadores não aceitem que a população tenha acesso as informações sobre o que a Vale faz ou deixa de fazer em nosso município” afirma.   

Entre os pedidos de esclarecimentos estão, critérios utilizados para a escolha e definição das obras; cronograma de execução; fiscalização dos projetos; manutenção dos espaços após conclusão das obras, além dos novos projetos a serem executados dentro do acordo firmado entre o Estado, as Instituições de Justiça e a Vale.

Votaram contra a transparência no processo de reparação, os vereadores: Alessandra do Brumado, do Cidadania, Edna Teixeira, do Cidadania, Valcir Martins, do PV, Ivam Egg, do PV, Max Barrão, do MDB, Xodó, do PV, Jonh Roberto, do PSB, José Eustáquio, do União Brasil e Itamar Franco, do PV. O presidente da Casa, Ricardo da Tejucana, do União Brasil, só vota em casa de empate. Já o vereador Daniel Crentinho, do PSB, não participou da votação. 

Votaram a favor do requerimento, Daniel do Brumado e Gabriel Parreiras, do PTB.