20 de outubro – Dia da conscientização da Osteoporose

segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), a doença atinge cerca de 10 milhões de brasileiros, mas apenas 20% possuem diagnóstico

A osteoporose é uma doença sistêmica do esqueleto que provoca o enfraquecimento dos ossos e a perda de massa óssea, ocasionando muitos riscos, principalmente, o desenvolvimento de fraturas. A doença afeta pessoas a partir dos 50 anos, segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), atingindo cerca de 10 milhões de brasileiros, mas apenas 20% possuem diagnóstico.

A data 20 de outubro foi escolhida como Dia Mundial e Nacional para conscientização e prevenção da doença, visando unir associações e instituições para discussão da saúde pública.

A presidente da Sociedade Mineira de Reumatologia (SMR), Mariana Peixoto, diz que a patologia é considerada uma doença silenciosa e, muitas vezes, as pessoas só descobrem depois de fraturas. De acordo com dados da International Osteoporosis Foundation (IOF), somam a taxa de 8,9 milhões, anualmente. As fraturas costumam ser as causas mais comuns de incapacidade e afastamento do trabalho, sendo coluna, antebraço e fêmur os locais mais propícios para o surgimento e progressão delas.

O diagnóstico da osteoporose é realizado a partir do teste de densidade óssea (BMD) e exames laboratoriais, (como hemogramas), sob supervisão e avaliação de reumatologistas. O tratamento é baseado na indicação de suplementação de cálcio, mineral importante na manutenção e formação dos ossos, vitamina D, alimentação balanceada e a prática regular de exercícios, buscando fortalecer o corpo e evitar o desenvolvimento de novas fraturas causadas pela doença. É necessário lembrar que nenhuma medicação ou suplementação deve ser tomada sem recomendação médica, para minimizar os riscos de intoxicação.