Colesterol sob controle mantém saúde vascular

O Ministério da Saúde aponta que quatro em cada dez adultos apresentam um nível elevado de colesterol, representando 18,4 milhões de brasileiros

O colesterol é uma gordura fundamental para o funcionamento dos músculos, células do cérebro, nervos, pele, intestino e coração. Contudo, em níveis elevados o colesterol provoca graves riscos, como obstrução da passagem de sangue nas veias, problemas circulatórios, acidente vascular cerebral (AVC) e infartos.

O Ministério da Saúde aponta que quatro em cada dez adultos apresentam um nível elevado de colesterol, representando 18,4 milhões de brasileiros com potencial para desenvolver problemas decorrentes dessa elevação. Segundo o cirurgião vascular, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e coordenador de Cirurgia Vascular do Hospital Biocor, Josualdo Euzébio Silva, fatores como má alimentação, tabagismo, consumo excessivo  de gorduras e sedentarismo, ampliam as chances de complicações cardiovasculares.

O colesterol tem diferentes tipos. O HDL é responsável por levar o excesso de colesterol do sangue para remoção no fígado; o LDL é conhecido como colesterol ruim, pois acumula gordura nas veias e artérias e deve-se ter atenção ao controle. Os níveis ideais  de LDL indicados pelos profissionais de saúde correspondem a menos de 100mg/dL em adultos. Já, o VLDL é responsável por carregar triglicérides (outro tipo de gordura) para o sangue. 

O aumento dos índices de colesterol ruim são silenciosos, e por isso, a tendência é de que os pacientes apenas sintam os seus efeitos quando estão em um estado mais crítico. Josualdo alerta que é possível também, que o problema desenvolva uma aterosclerose e dores em alguns membros, como as pernas, podendo surgir a necessidade de amputação caso não seja controlado a tempo.