A importância do Check-up ocular infantil na volta às aulas

Atenção ao hábito de esfregar os olhos constantemente, apertá-los para ler, dificuldade para a leitura, reclamar de dores de cabeça, sensibilidade à luz e lacrimejamento

As férias são o melhor período do ano para avaliar a performance escolar e saúde da visão dos filhos. A realização de um check-up ocular é essencial para evitar alguns contratempos, principalmente, entre crianças indo para a escola pela primeira vez. Mas, se ainda não deu tempo para fazer exames oculares, especialistas alertam para a necessidade de fazer a prevenção.

A sala de aula é o espaço para interação com os amigos, professores e, claro, aprendizado, sendo necessárias concentração e uma leitura adequada. A ausência de uma saúde ocular adequada afeta diretamente o desempenho.

A oftalmologista e diretora do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, Juliana Guimarães, explica que alguns sinais indicam a necessidade de procurar um atendimento oftalmológico, como o hábito de esfregar os olhos constantemente, apertá-los para ler, ter dificuldade para a leitura, reclamar de dores de cabeça, sensibilidade à luz e lacrimejamento.

Um problema pouco conhecido e que compromete profundamente o aprendizado e desenvolvimento escolar é a Síndrome de Irlen. A doença é uma alteração na visão, decorrente de distorções e sensibilidade a determinados tipos de luz. Os principais efeitos são a dificuldade para ler, uma vez que as palavras parecem não parar na página, o cansaço visual, fotofobia, dores de cabeça e nos olhos e enjoos, principalmente, no fim do dia.

A condição atinge aproximadamente 46% dos estudantes com dificuldade na fase escolar, sendo bastante perceptível, à medida que a demanda por leitura aumenta e o aluno não consegue acompanhar a turma. Geralmente, o professor é o primeiro a perceber, informando aos pais. Já o estudante, não imagina que exista algo errado, uma vez que nunca enxergou o mundo de outra forma.

Algumas crianças enxergam melhor com um olho, ou tem uma diferença em ambos, podendo possuir erros refrativos, como a miopia, hipermetropia ou astigmatismo, sendo facilmente resolvidos com o uso de óculos. Já para a síndrome, a solução é um óculo especial com filtro colorido, de acordo com a necessidade de cada um.

O estrabismo (desvio de posicionamento de um dos olhos) e a ambliopia (olho preguiçoso) também são consideradas patologias comuns e requerem tratamento. Um dos modos mais populares está no uso de tampões, cobrindo um dos olhos e, raramente, envolve cirurgia.

Juliana lembra que o diagnóstico precoce propicia um tratamento mais rápido e eficiente, reduzindo drasticamente, o risco de sofrimento com problemas decorrentes da falta de cuidados, assim como, ter dificuldades na escola.

Fonte: Multi Comunicar