Alerta: cegueira pode ser evitada com consultas periódicas

Segundo a OMS – Organização Mundial da Saúde, um adulto perde a visão a cada cinco segundos no mundo; entre crianças, o tempo é de um minuto

Os problemas oculares são mais extensos do que a população acredita e, apesar de aparentemente inofensivos, inclusive, podem provocar a cegueira. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a cada cinco segundos, um adulto perde a visão e, entre as crianças, o tempo é de um minuto. 

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aponta que a população conta com um milhão de cegos, no mínimo, e quatro milhões de deficientes visuais, com somente até 30% da capacidade da visão. A questão é que até 80% desses casos poderiam ser evitados, se as pessoas fossem mais atentas aos sinais e tivessem acesso aos cuidados com a saúde ocular.

A oftalmologista do diretora do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, Juliana Guimarães, explica que além da catarata, único tipo de cegueira reversível no mundo, os erros de refração (miopia, astigmatismo, presbiopia e hipermetropia), retinopatia diabética, degeneração macular e o glaucoma são os problemas mais comuns entre adultos. Já entre as crianças, têm os erros refrativos e as infecções congênitas, ou seja, transmitidas da mãe para o feto, durante a gestação, como a catarata, sarampo, rubéola e toxoplasmose.

Os erros refrativos atingem a maior parte da população global e a miopia é a mais comum, principalmente, devido ao tempo de exposição às telas. A OMS alerta que 25% dos brasileiros são míopes, sendo mais de 2 bilhões de pessoas no mundo. 

Para prevenir ou reverter esses problemas, a recomendação é manter consultas de rotina.  De acordo com o ditado popular, os olhos são a janela da alma e permitem enxergar o mundo, por isso, precisam ser analisados. Juliana lembra que é importante também, nunca se automedicar, pois o uso errado de colírios, por exemplo, agrava os sintomas.

Fonte: Multi Comunicar/Assessoria de comunicação