Dengue pode facilitar formação de Trombose

Com a mobilidade prejudicada, por causa das dores no corpo, a formação de coágulos é maior

O Brasil segue registrando um crescimento nos casos de dengue, superando a marca de 1 milhão de diagnósticos, apenas nos três primeiros meses do ano,  assustando a população com a velocidade de ocorrências e internações. Algumas clínicas já começam a registrar complicações decorrentes dessa patologia, como a trombose.

No caso da dengue, o cirurgião vascular, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) Josualdo Euzébio Silva, o risco da formação da trombose está na necessidade da pessoa permanecer deitada, durante a recuperação, principalmente pelas dores que sente no corpo e articulações, provocando uma sensação de peso, ainda pior se acompanhada de febre. 

A trombose é uma condição vascular popular, causada após a formação de coágulos de sangue nas veias, principalmente nos membros inferiores, obstruindo a passagem do sangue e, consequentemente, afetando a circulação sanguínea.

Josualdo explica que a imobilização facilita a formação dos coágulos e, por isso, a qualquer sinal de dor, presença de inchaço, alteração de cor ou temperatura no membro afetado, a recomendação é consultar um cirurgião vascular para avaliação e início do tratamento. A ação é importante para evitar complicações, como a embolia pulmonar, que pode levar à morte.

Foto: Freepik