Brumadinho: “A água nossa de cada dia”

Moradores denunciam às péssimas condições da água entregue nas residências

Compartilhe!

Mais uma vez, moradores de comunidades de Brumadinho denunciam o descaso das autoridades, com relação ao abastecimento de água no município. Rotineiramente, imagens da péssima qualidade da água, que é entregue aos moradores, são divulgadas em redes sociais.

Na semana passada, moradores das comunidades do Córrego do Barro e Tejuco denunciaram sobre a água barrenta que chega todos os dias às residências das comunidades.

Enquanto isso, a Vale realiza uma obra de mais de 400 milhões de reais, para garantir água para a região metropolitana de Belo Horizonte. O acordo para a realização da obra envolve Vale, governos e instituições de Justiça. A gigantesca obra está sendo feita para substituir a antiga captação de água do Rio Paraopeba, que foi totalmente danificada pelo rompimento da barragem em 2019. A nova captação está sendo feita na região da Ponte das Almorreimas.

De acordo com um levantamento feito pela própria prefeitura, em 2015, o município gasta aproximadamente 500 mil reais por mês com, manutenção e ampliação de redes de distribuição, perfuração e manutenção de poços artesianos, energia, funcionários, tratamento e análises de água, além de caminhões pipa.

A COPASA MANDA E O MUNICÍPIO OBEDECE

Pelo contrato estabelecido entre a Prefeitura e a Copasa, em 2008, a empresa já deveria estar realizando o abastecimento de água e o tratamento do esgoto em várias localidades do município, entre elas, todos os distritos e bairros de Brumadinho. Mas, nestes mais de 12 anos, pouco ou quase nada se fez no município.

Em 2013, a Prefeitura aplicou uma multa de mais de 2,5 milhões de reais devido aos crimes ambientais praticados pela Copasa, mas a empresa recorreu e até hoje a multa não foi paga.

Já em 2015, durante visita às obras de captação do Rio Paraopeba, o então governador Fernando Pimentel garantiu investimentos da ordem de 10,4 milhões de reais em obras no município, mas quase nada foi feito de lá pra cá.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Prefeitura para explicar a situação do contrato e as péssimas condições da água entregue aos moradores de diversas localidades do município, mas até o fechamento desta matéria, ninguém quis falar sobre o assunto.

A Copasa retira todos os dias milhões de metros cúbicos de água da região de Brumadinho, para abastecer 35% da região metropolitana de Belo Horizonte. Enquanto isso, a empresa continua cometendo diversos crimes ambientais no município e deixando parte da população sem água potável.

Compartilhe!