Brumadinho confirma mais de 250 casos de covid-19 em 48 horas

O município registrou um total de 5.682 casos positivos e 95 mortes. Outros 966 seguem em investigação

Os números de casos de Coronavírus em Brumadinho não param de crescer. De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado nessa sexta-feira, 4 de fevereiro, pela Secretaria Municipal de Saúde, até agora o município registrou um total de 5.682 casos positivos, sendo que 1.119 pessoas estão em tratamento. Outros 966 casos seguem em investigação. O município confirmou a morte de 95 pessoas pela doença. Desse total de óbitos, 3 foram em 2022. Somente nas últimas 48 horas foram diagnosticados 258 novos casos da Covid-19 em Brumadinho.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais casos de Covid-19 nos 35 primeiros dias de 2022 do que ao longo de todo o segundo semestre de 2021. Foram 3.988.310 infecções neste ano, contra 3.730.380 entre julho e dezembro do ano passado. Nas últimas 24 horas, o país superou a marca de 1 mil mortes causadas pela doença. Esse é o maior número em um único dia desde agosto de 2021.

O avanço da variante Ômicron, da Covid-19, obrigou várias cidades do país a recuarem nas medidas de flexibilização, após o aumento de casos da doença e cancelaram vários eventos pelo país a fora desde o final do ano passado. Em Brumadinho, a Prefeitura chegou a publicar no dia 21 de dezembro passado, o Decreto Municipal nº 224, que proibia até o dia 15 de fevereiro eventos de qualquer natureza, seja público ou privado. Mas, após o prefeito Nenen da Asa participar de um evento natalino, logo em seguida a publicação do Decreto, um dia depois a prefeitura reeditou o documento, Decreto nº 225, alterando o texto, possibilitando a realização de eventos com até 70% da capacidade do espaço, respeitando o distanciamento de 1,5 (um metro e meio) entre as mesas e a exigência do comprovante de vacinação na entrada dos estabelecimentos.

A fiscalização acerca do cumprimento do decreto municipal ficaria a cargo dos órgãos: Vigilância Sanitária, Defesa Civil Municipal, agentes do Código de Posturas e do Coes – o Comitê de Operações de Emergência na Saúde, com o apoio da Polícia Militar. De acordo com o próprio Decreto publicado pela Prefeitura, quem descumprir as regras, poderá ter a interdição do local ou a suspensão ou cancelamento do Alvará de licenciamento e localização, além de comunicação ao órgão ministerial da prática de crime previsto no art. 268, do Código Penal Brasileiro.

Eventos no Município

Equanto isso, somente neste final de semana, vários eventos estão programados no município, entre eles uma competição de nível internacional. A 16ª edição do Mundial de Futevôlei reúne 12 países, com 18 duplas e será aberto ao público. A campeonato acontece desde ontem 4, e vai até domingo dia 6, na Arena G10. O evento, que seria realizado no início de janeiro, foi adiado para esse mês por causa das chuvas que atingiram a região.

Um outro evento bastante divulgado na cidade deve acontecer neste sábado, 5, no espaço Terrazzo, com diversas atrações musicais. Este evento inclusive está sendo divulgado nas redes sociais por um vereador.

Procurada sobre a realização dos eventos no município, a Prefeitura não quis se pronunciar. O jornal Folha de Brumadinho questionou também os representantes da Arena G10, mas ninguém falou sobre a realização do evento no espaço. Nós tentamos falar com os organizadores da festa no espaço Terrazzo, mas não conseguimos contato.

Acesse: www.folhadebrumadinho.com.br