Enchentes aumentam riscos de Leptospirose

Nas últimas semanas foram 6 casos notificados e uma morte está em investigação

As enchentes que atingiram várias regiões de Brumadinho provocaram um aumento significativo de notificações de casos de Leptospirose no município. Segundo dados da Prefeitura, somente nas últimas 2 semanas, 6 casos foram notificados e aguardam resultados da Funed – Fundação Ezequiel Dias. Uma morte também está sendo investigada.

A Leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de ratos e outros animais, e é transmitida ao ser humano, principalmente após o contato com água das enchentes. O período entre a infecção e o aparecimento dos primeiros sintomas pode levar até 30 dias, mas em muitos casos, o comum é entre 7 e 15 dias após o contato com a água contaminada.

As pessoas devem prestar bastante atenção aos sintomas da doença que são bem parecidos com uma gripe comum. Os especialistas alertam que, em caso de contato com a água suja e objetos que foram inundados e começou a sentir febre, dor de cabeça e dor no corpo, procure imediatamente uma unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Informações: 3571-3070 / 3571-2814 ou pelo 9 7143-5863

Foto: Defesa Civil de Brumadinho