Usuários do sistema de saúde relatam falta de médicos

Secretaria de saúde afirma que atendimentos serão normalizados até o início da semana que vem

A primeira semana do ano começou sem médicos em algumas das unidades de saúde do município. Segundo apurou o Jornal Folha de Brumadinho, o problema tem ocorrido principalmente nas unidades de Piedade do Paraopeba, Marques, Córrego de Almas e Marinhos.

Os usuários relatam que não estão conseguindo atendimento de rotina, além de dificuldades em renovar receitas, por exemplo. As unidades estão apenas com os serviços de atendimento de enfermagem, de agentes comunitários e administrativo.

A própria Prefeitura reconheceu o problema e disse, em nota, que a médica que atende as unidades de Piedade, Marques e Córrego de Almas pediu o desligamento, mas que a Secretaria de Saúde já está tomando providências para contratação de outro profissional. Já em Marinhos, um novo profissional também foi contratado e começará atender nos próximos dias. A prefeitura disse ainda que profissionais de outras unidades estão dando suporte para que os pacientes não sejam prejudicados.

Procuramos também o Conselho Municipal de Saúde, órgão responsável pela fiscalização do sistema. E em nota, a presidente da entidade, Eliane Maia disse que cobrou agilidade nos processos de contratação dos profissionais e acompanha a contratação e capacitação dos novos médicos. Eliane explicou ainda que, o secretário de saúde garantiu que até o início da semana que vem, os atendimentos estejam normalizados.