Janeiro Branco: Cuidados com a saúde mental dos trabalhadores

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o Brasil, o país mais ansioso do mundo

Uma saúde mental debilitada afeta profundamente a qualidade de vida das pessoas. A conscientização sobre a importância dos cuidados com a mente ganhou diversas campanhas durante esse mês, principalmente devido ao “Janeiro Branco” e ao transtorno misto ansioso e depressivo, ou seja, o 9° motivo para o elevado número de afastamentos do trabalho em 2023, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Mas, especialistas alertam, os cuidados precisam ser rotineiros entre as empresas.

Segundo a advogada do escritório Vasconcelos Rodrigues de Oliveira Advogados Associados, Maria Inês Vasconcelos, um emprego com acúmulo de funções, cobranças excessivas, metas impossíveis, falta de reconhecimento, assédios, desgaste, falta de recursos e baixo salário são comuns, ampliam a chance para o colaborador lidar com os distúrbios mentais, ou até mesmo, intensificam os já existentes, influenciando diretamente na performance profissional.

Por estes motivos, o Ministério da Saúde anunciou uma atualização na lista de doenças relacionadas ao trabalho, adicionando 165 novas patologias, como a síndrome de burnout, a ansiedade e a depressão, cada vez mais frequentes no cotidiano das empresas de diferentes especialidades.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o Brasil, o país mais ansioso do mundo. Aliás, também é a nação mais depressiva em toda a América Latina, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde.

As estatísticas preocupantes não param por aí. O Brasil conquista mais um pódio com a síndrome de burnout ou esgotamento profissional, considerada uma doença ocupacional pela OMS, sendo o 2° país no mundo com maior número de diagnósticos, atingindo 30% da classe trabalhadora, atrás apenas do Japão, com 70%. Os números foram divulgados pelo estudo do International Stress Management Association (Isma).

Os transtornos podem evoluir e até incapacitar para o trabalho e, por isso, os profissionais precisam ter cada vez mais cuidado com a saúde mental, procurando por auxílio psicológico. Por outro lado, Maria Inês lembra que as empresas devem garantir meios para proporcionar melhores condições de trabalho com um ambiente saudável, cooperativo e seguro para a equipe expressar opiniões, reforçando a importância dos colaboradores para a existência dela e o respeito pela sua saúde.

Foto: Freepik

Fonte: Multi Comunicar/assessoria de comunicação