Jovem quase fica cego após seguir dica de cuidado com a pele

Especialistas alertam para as dicas na internet, principalmente com produtos para a saúde

A internet popularizou o acesso à informação, principalmente, via redes sociais, em que qualquer pessoa pode criar conteúdo e compartilhar dicas, mesmo que, nem sempre, sejam especialistas sobre o assunto ou alertem sobre os riscos. Na Inglaterra, uma jovem de 13 anos quase ficou cega ao seguir uma indicação para cuidados com a pele nas redes sociais.

Amelia Gregory é entusiasta dos produtos de beleza e, ao ver um vídeo no TikTok, sobre cuidados com a pele, decidiu reproduzi-lo, porém, os produtos recomendados para deixar a pele mais viçosa continham retinol, uma substância que aumenta a produção de células na pele, para acelerar a renovação e retardar as rugas. O problema é que o artigo deve ser usado com cautela, porque em excesso, se torna agressivo, causando vermelhidão, queimação e até descamação. 

A ação fez com que a jovem desenvolvesse uma infecção bacteriana na pele, que se espalhou pelo olho esquerdo. Ela foi internada assim que chegou ao hospital com o risco de perder a visão.

A oftalmologista e diretora do Hospital de Olhos Dr. Ricardo Guimarães, Juliana Guimarães, explica que qualquer produto com substâncias químicas pode ser prejudicial à visão, porque os olhos são um órgão extremamente sensível. É muito importante selecionar os produtos adequadamente e ter cuidado durante a aplicação, devido aos riscos de uma lesão ou úlcera na córnea, lesão conjuntiva e alergias.

Caso o contato provoque uma reação imediata, ou seja, queimação, a recomendação é remover a química dos olhos com uma lavagem em água corrente e procurar por atendimento médico o mais rápido possível.

O tratamento curou Amelia, contudo o perigo é elevado, já que certos efeitos têm potencial de nunca desaparecer, deixando por exemplo, a visão parcialmente embaçada para sempre.

Fonte: Multi Comunicar