Moradores de Candeias sem água há 3 dias

Moradores alegam que o problema é frequente na comunidade

A falta de água virou rotina para milhares de famílias em Brumadinho, principalmente de comunidades do interior do município. Desta vez, a denúncia chega de moradores de Candeias, na região de Palhano. Eles afirmam que já estão sem água há pelo menos 3 dias.

Segundo eles, várias reclamações foram feitas na Prefeitura, e somente hoje uma equipe foi até o local. Logo depois, a água começou a chegar, mas com muita sujeira. A comunidade é abastecida por sistema de poço artesiano.

Frequentemente, o jornal Folha de Brumadinho recebe imagens de diversas comunidades do interior do município, relatando as péssimas condições da água que chega às residências. O abastecimento de água é um problema antigo no município e já virou tema de audiências públicas, matérias jornalísticas nos principais veículos de imprensa, além de denúncias no Ministério Público.

Pelo contrato estabelecido entre a Prefeitura e a Copasa, em 2008, a empresa já deveria estar realizando o abastecimento total e o tratamento do esgoto em várias localidades do município. Mas, nesses mais de 12 anos de contrato, pouco ou quase nada foi feito no município pela companhia.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Prefeitura para falar sobre o assunto, e em nota, o órgão informou que houve um problema na bomba do poço artesiano que abastece a região. Durante a tarde de hoje, a empresa responsável pelo serviço resolveu o problema. Sobre a água suja que chegou nas torneiras, a prefeitura disse que houve uma agitação de partículas sólidas no início do bombeamento.