Unidades de Saúde recebem apoio no combate à pandemia

Cerca de 1.480 equipamentos hospitalares já foram entregues ao município

As Unidades Básicas de Saúde de Brumadinho estão recebendo um reforço importante no combate à pandemia. Elas receberão kits de materiais para educação em saúde pelo Programa Ciclo Saúde da Vale. O objetivo é contribuir para a disseminação de informações corretas sobre a vacinação contra a Covid-19, apoiando os municípios na mobilização da população para tomar a vacina nas doses necessárias.

O kit é composto por um totem para álcool em gel, um mural de informações para a sala de espera e um display de balcão. Tanto o mural quanto o display serão entregues com informes temáticos sobre a vacinação contra a Covid-19, mas o objetivo é que sejam ferramentas de divulgação de materiais produzidos pelas Secretarias Municipais de Saúde ou pelas próprias equipes. Nos murais constam o cronograma de vacinação contra a Covid-19.

Ciclo Saúde 

A distribuição do material educativo é apenas uma das iniciativas do Programa Ciclo Saúde que, desde 2019, fortalece a Atenção Básica em comunidades impactadas pelo rompimento da Barragem I e territórios evacuados. As primeiras ações do programa aconteceram em Brumadinho, Sarzedo e Mário Campos. Hoje, já são 15 municípios beneficiados, 1.255 profissionais de saúde capacitados, mais de 4,6 mil equipamentos doados e 143 Unidades Básicas de Saúde (UBS) atendidas. 

“Atuamos para fortalecer a atenção básica dos municípios oferecendo apoio à gestão, capacitação permanente aos profissionais de saúde e equipagem de 100% das Unidades Básicas de Saúde”, explica a gestora do programa na Reparação da Vale, Juliana Bahia. “Essa ação reforça o compromisso da Vale com a reparação integral e o bem-estar das comunidades atingidas”, completa.

 Raio-X do Ciclo Saúde em Brumadinho
● 308 profissionais de saúde capacitados nos temas de atenção, prevenção e promoção da saúde;
● mais de 185 horas de formação;
● 43 oficinas já realizadas;
● Cerca de 1.480 equipamentos entregues entre itens para atendimento, como macas, termômetros, nebulizadores, otoscópios, eletrocardiógrafos, ultrassom odontológico, mobiliário e tablets
● 36 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendidas.