Rola Moça Resiste: carreata em defesa do parque

Moradores protestam contra projeto de mineração na região que rica em recursos hídricos

O domingo foi marcado por protestos contra a possível reativação da Mina Casa Branca, que fica ao lado do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em Brumadinho. Cerca de 100 veículos participaram de uma carreata, que saiu da praça de Casa Branca até o Mirante dos Veados, dentro do parque.

Com lema: “Rola Moça Resiste”, moradores de Brumadinho, Belo Horizonte, Ibirité e Nova Lima – além de representantes de ONGs, de confederações sindicais e sindicatos, movimentos sociais diversos e ambientalistas querem chamar a atenção do judiciário, da imprensa, de gestores e autoridades públicas, para o impacto que a instalação de uma mineradora no Parque do Rola Moça trará para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população da região.

No dia 28 de janeiro está prevista a realização de uma audiência virtual no Tribunal de Justiça (TJMG), em processo que tramita sobre a instalação da mineradora MGB, na Serra do Rola Moça. O projeto minerário, na zona de amortecimento do Parque, pretende construir uma estrada dentro da Unidade de Conservação, impactando a área com supressão de mata atlântica, e gerando trânsito intenso de caminhões, o que causará poluição visual, sonora e atmosférica.

O Parque Estadual da Serra do Rola Moça é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral criado por lei, e o Plano de Manejo bem como a lei do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação) PROÍBEM qualquer tipo de atividade que faça o USO DIRETO de seus recursos naturais.

As Unidades de Conservação de Proteção Integral são criadas para manter um mínimo de equilíbrio dos ecossistemas, garantindo a proteção dos mananciais de água, fundamentais para suprir o abastecimento de água de cerca de 40% da população da região Metropolitana de Belo Horizonte.

Rodoanel e Concessão de Parques

A manifestação também pretende chamar a atenção das autoridades e da população para o edital que está sendo lançado pelo governo de Minas, para construção da Alça Sul do novo Rodoanel. O projeto causará grande impacto ambiental na região do Rola Moça. Em 2012, quando começaram as discussões sobre o Rodoanel, foram apresentadas 3 opções de trajetos, um deles passando por Ibirité, Casa Branca Piedade do Paraopeba até a 040.

Na época, esse trajeto foi descartado, em função do alto custo sócio ambiental e também econômico. Acordou-se, então um outro trajeto passando em Betim por Ibirité, contornando ao norte o Parque do Rola Moça até atingir o anel na altura do bairro Olhos D’água.

Para surpresa de todos, o traçado rejeitado em 2012, que já havia sido descartado, voltou a figurar no edital a ser lançado pelo governo.
O dinheiro para as obras está sendo negociado entre o Estado e a Vale, dentro dos 50 bilhões de reais, para reparação pelo rompimento da barragem em Brumadinho, acordo que está sendo discutido sem a presença dos atingidos.

Parque Estadual da Serra do Rola Moça

Concessão – O Parque Estadual do Rola Moça está entre os sete parques de Minas, cujas unidades foram incluídas em um plano nacional de concessões à iniciativa privada, criado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Os ambientalistas questionam a privatização dos parques e a real capacidade das empresas em dar segurança e sustentação ambiental às Unidades de Conservação de Proteção Integral uma vez que o interesse maior da iniciativa privada é sempre o lucro.

Fotos: Samuel Macedo