Comunidades sofrem com o esgoto a céu aberto

Problema dk saneamento básico é comum em todas as regiões do município, inclusive na cidade

Assim como em várias localidades do município, moradores de Suzana denunciam a falta de saneamento básico na comunidade e cobram obras para a retirada de um esgoto a céu aberto, na principal rua da localidade. Segundo eles, uma obra feita recentemente pela prefeitura teria piorado a situação no local.

“Há uns 3 meses, funcionários da prefeitura vieram aqui, taparam o buraco e jogaram uma massa asfáltica em cima da rede antiga e entupiram ela. Essa rede ainda é utilizada por várias famílias da rua. E o pior, esse esgoto deságua no córrego da comunidade. O ideal seria fazer uma fossa Séptica coletiva, conforme uma promessa antiga à comunidade. Mas, infelizmente não fizeram nada. Nossa preocupação agora é que começaram a obra para asfaltar o Morro da Padiola. E, com a passagem de máquinas e caminhões pesados, o esgoto já aflorou novamente e fez novo buraco. Precisamos que refaça a rede e construa a fossa Séptica coletiva, explica um morador de Suzana.

A situação do esgoto a céu aberto é comum em várias regiões do município, uma vez que nenhuma dessas comunidades possui coleta e tratamento do esgoto. A cidade de Brumadinho, por exemplo, onde possui a Copasa, até hoje não existe o tratamento do esgoto. Apenas a coleta, que logo depois é totalmente jogado dentro dos rios.

A maioria das comunidades e distritos do município já deveria ter o sistema de coleta e tratamento de esgoto, conforme estabelecido em contrato entre prefeitura e Copasa.

O jornal Folha de Brumadinho procurou a Prefeitura para falar sobre o assunto. Em nota, o órgão disse que uma equipe vai hoje na comunidade fazer reparos na caixa de esgoto e na rede.

Saneamento Básico no Brasil

De acordo com o próprio Governo Federal, hoje no Brasil, 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada e mais de cem milhões de pessoas, não contam com serviços de coleta de esgoto.

Somente em 2007 é que o Brasil criou a Lei Nacional do Saneamento, que foi modificada, em 2018. No ano passado, o presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o novo Marco Legal do Saneamento Básico. O principal objetivo da legislação é universalizar e qualificar a prestação dos serviços no setor.

A meta do Governo Federal é alcançar a universalização até 2033, garantindo que 99% da população brasileira tenha acesso à água potável e 90% ao tratamento e a coleta de esgoto.