Unidades sem Agentes de Saúde desde dezembro

Algumas postos de saúde de Brumadinho estão sem os ACSs, os Agentes Comunitários de Saúde há pelo menos 2 meses. Vários contratos destes profissionais foram encerrados no final do ano passado e até hoje algumas dessas vagas não foram preenchidas.

O jornal Folha de Brumadinho recebeu reclamações da falta dos agentes comunitários de pelo menos dois postos de saúde, Piedade do Paraopeba e Marques.

Segundo a prefeitura, o serviço está sendo normalizado e que até o final deste mês, todas as unidades estarão com o quadro de funcionários completo.

O Ministério da Saúde implantou oficialmente o Programa de Agentes Comunitários de Saúde, as PACS, em 1991, que depois virou PSF – Programa de Saúde da Família. Os agentes tem como objetivo buscar alternativas para melhorar as condições de saúde da população. Normalmente são pessoas da própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades. Os ACS tem um papel importante no sistema de saúde do município, por trasitar em ambos os espaços, governo e comunidade e intermediarem essa interlocução.