Auxílio emergencial da Vale é prorrogado

Vale tem até essa sexta-feira, 29, para apresentar nova proposta ao Estado e as instituições de Justiça sobre reparação

A informação foi divulgada agora a pouco pela Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais. Segundo a nota, o pagamento do auxílio emergencial aos atingidos pelo rompimento da barragem da Mina do Feijão, em Brumadinho, foi prorrogado até o dia 28 de fevereiro de 2021. Também está prorrogado, por 15 dias, a partir da data desta sexta-feira, 29, o prazo do processo de mediação do acordo coletivo para indenização ao Estado e dos danos coletivos.

Protestos contra a Vale

Desde ontem, manifestantes interditam vias e diversas portarias de minas e centros administrativos da Vale. As manifestações ocorrem em Sarzedo, Mário Campos, Tejuco, Alberto Flores, Córrego do Feijão e Jangada/Casa Branca. Trabalhadores de algumas empresas terceirizadas estão paralisados em patios das empresas sem trabalhar.

Os manifestantes cobram a continuidade do pagamento do auxílio emergencial, que se encerraria neste próximo dia 31 de janeiro. A tragédia-crime da Vale completou 2 anos nesta última segunda-feira, 25. Estado e a vale ainda não chegaram à um acordo sobre os valores da reparação dos danos causados pela mineradora.

O governo de Minas pediu o pagamento de 54 bilhões de reais, como compensação financeira aos danos causados pelo rompimento da barragem, mas a Vale não aceitou. A empresa apresentou contraposta de R$ 21 bilhões, o que não foi aceita pelo governo do Estado.

A Vale tem até hoje, sexta-feira, 29, para apresentar uma nova proposta. Se não houver nenhum acordo, o caso volta para a decisão do Tribunal de Justiça de Minas, para que o juiz do caso, Elton Pupo Nogueira decida sobre a situação da reparação.