Justiça rejeita ação de chefe do MP contra jornalista do Uol sobre matéria do acordo Brumadinho

Jarbas Soares teria solicitado que fosse incluída uma obra de uma ponte orçada em 113 milhões de reais para beneficiar sua cidade natal, em São Francisco, no Norte de Minas

O juiz da 12ª Vara Cívil de Belo Horizonte, Rodrigo Moraes Lamounier Parreiras, julgou improcedente o processo em que o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Junior, pedia a condenação por dano moral do jornalista e colunista do UOL Notícias, Thiago Herdy. A ação contra o jornalista foi movida após a publicação de uma reportagem sobre o acordo de reparação da Vale e o Governo de Minas, que segundo a reportagem, teve o procurador-geral como um dos principais interlocutores.

A reportagem foi publicada em janeiro e tratava do acordo da Vale com o Estado, no valor de 37,7 bilhões de reais. Jarbas Soares teria solicitado que fosse incluída uma obra de uma ponte orçada em 113 milhões de reais para beneficiar sua cidade natal, em São Francisco, no Norte de Minas. A ponte ligará São Francisco a Pintópolis. As duas cidades ficam cerca de 600 km de distância de Brumadinho. Na época, o acordo gerou revolta entre os brumadinhenses, já que a maior parte do valor está sendo usado pelo governo de Minas para realizar obras em diversas regiões do Estado, localidades que não tiveram nenhuma ligação com a tragédia de Brumadinho que matou 272 pessoas e deixou um rastro de destruição no município e em cidades da bacia do Rio Paraopeba.

A coluna destacou que a negociação para atendimento à demanda da cidade de sua família gerou mal-estar entre membros dos órgãos públicos, mas mesmo assim, o pedido teria sido atendido. No parecer dado, o juiz alegou “censurável” proximidade entre o chefe do Ministério Público e o governo mineiro e classificou sua conduta como “violação de dever” de “manter ilibada conduta pública e particular”, diz o texto. Ainda de acordo com a sentença, Lamounier destacou que não houve a apresentação de provas na ação capaz de desqualificar as fontes da reportagem.

Inclusive, após o acordo firmado entre a Vale e o Governo de Minas, o procurador-geral recebeu uma homenagem pública em sua cidade. Além disso, um projeto de lei foi apresentado por um deputado estadual na Assembleia de Minas, em que a nova ponte leve o nome do pai de Jarbas Soares. Em nota, o procurador-geral disse respeitar a decisão, mas que irá recorrer da sentença.

Confira a reportagem na íntegra: 

https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2022/09/21/juiz-rejeita-acao-do-chefe-do-mp-de-minas-contra-jornalista-do-uol.htm?fbclid=IwAR3sxBlx6-mi0a4rE9QpSaLPw3timokj0nEOlDCNS_6PB8hTzPXEc7CYPcU