![](https://www.folhadebrumadinho.com.br/wp-content/uploads/2023/12/IMG-20231219-WA0050-1024x639.jpg)
No último sábado, 16 de dezembro, o Catálogo Céu de Montanhas, que reúne 39 experiências de turismo rural e de base comunitária no município de Brumadinho, foi reconhecido pelo Prêmio Nacional de Turismo 2023, realizado pelo Ministério do Turismo. A iniciativa, desenvolvida pela Vale em parceria com o Instituto Rede Terra, levou o troféu de bronze na categoria Economia Criativa, concorrendo com 35 projetos de todo o Brasil. Esse foi o terceiro prêmio conquistado pelo Céu de Montanhas somente neste ano.
“Esse prêmio é importantíssimo. Além de ser uma forma de reconhecimento, dá visibilidade para o turismo de Brumadinho. Temos que lembrar sempre que essa foi a única iniciativa do estado de Minas Gerais a ser indicada e que, mesmo sendo um projeto bastante jovem, conseguiu conquistar o terceiro lugar. Temos muito o que comemorar”, celebra Gustavo Morais Dias, proprietário do sítio Fotossíntese e representante do Céu de Montanhas na cerimônia de entrega do Prêmio.
Lançado em 2022, o catálogo Céu de Montanhas foi pensado para diversificar a oferta da região, facilitar o acesso do turista aos atrativos, aumentar o tempo de permanência do visitante e fortalecer a contribuição do turismo para a economia local. É parte do Programa de Fomento do Turismo Sustentável da Vale em Brumadinho, uma das ações da mineradora para reparar os danos causados pelo rompimento da barragem B1, em 2019.
![](https://ci3.googleusercontent.com/meips/ADKq_Na2kTPpoPN0G8efMG5LZhgnbVvS2r4yMX7kiIcW9eW68wLRaVuPrV3mMveMmsLXaxnrqhsMlT_s1USeLlHpo9KhdsCvCVjOWgsm8fRwvuMoVbcKxsZe3kI8JLhUzPx8SwQI_BLnToO2cUnN2hHbkWxCKrkXAf4p1kWadup9G0jmF3zLQkG97-k=s0-d-e1-ft#https://cdn.valecgc.com/press/Press%20Releases/3568/sitio-fotossintese-foto-marcelo-belem-instituto-rede-terra.png)
A coletânea é resultado de um amplo trabalho de mapeamento, assessoramento técnico e sistematização da oferta de turismo de experiências na região. Desde 2021, uma equipe composta por especialistas nas áreas de gastronomia, vivências turísticas e design têxtil atua com os empreendedores da região a fim de identificar e aprimorar os potenciais locais.
Hoje, quem vai a Brumadinho encontra uma variedade de experiências turísticas ligadas a cerâmica, gastronomia, cultura quilombola, turismo de aventura, saúde e bem-estar entre outras.
Outras premiações
O Céu de Montanhas encerra 2023 com três reconhecimentos importantes no setor do turismo. Além do troféu de bronze no Prêmio Nacional de Turismo, o projeto recebeu menção honrosa no 10º Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, criado pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo para incentivar, reconhecer e dar visibilidade às ações que destaquem as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional. Em outubro, o Primeiro Circuito de Quilombos de Brumadinho, que integra o catálogo, venceu a categoria Diversidade, no Prêmio Cumbucca de Gastronomia.
![](https://ci3.googleusercontent.com/meips/ADKq_NYStF3P4DEJRXpcsbhZ5e7sE3f5ABYKeDwX6hlFMhLJxvQW8WTff_x1weJc45YUapf8t8zNcnLcPkFW16-yvorfhvCImZIxCH3YLbnH0MXI0-i6GgsMHMnJpxYpqQvOd4Jtq4so8xuBEg-Bknyb8IiYnosug5klUjCr0s4LjaqWctYa=s0-d-e1-ft#https://cdn.valecgc.com/press/Press%20Releases/3568/quilombo-sape-foto-marcelo-belem-instituto-rede-terra.png)
Prêmio Nacional de Turismo
O Prêmio Nacional do Turismo reconhece, desde 2018, profissionais e iniciativas que contribuem para o crescimento do turismo brasileiro, um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda no país, bem como para promoção da inclusão social e da sustentabilidade ambiental