Única mixologista molecular do Brasil recebe turistas para experiência inusitada

Marcela Azevedo é uma das 109 mulheres do catálogo Céu de Montanhas, que reúne vivências turísticas no município

Cachaça, mexerica, mel, limão capeta, taboa, queijo de cabra, jabuticaba, tiririca do mato. É no quintal da vizinhança, na zona rural de Brumadinho, que Marcela Azevedo encontra inspiração para criar drinks inusitados que já foram apresentados a mais de 6 mil pessoas no Brasil e no exterior. Historiadora por formação e mixologista por paixão, ela transforma ingredientes típicos, e muitas vezes pouco valorizados, em iguarias. Em um laboratório escondido na Encosta da Serra da Moeda, a única mixologista molecular do país reconhecida pela El Bulli Foundation desenvolve produtos originais à base de cachaça e recebe turistas para experiências gastronômicas.

Utilizando técnicas da gastronomia molecular, a mixologista cria drinks de comer. Foto: Bárbara Oliveira

“Observar o entorno para poder criar” – é assim que Marcela descreve seu processo de criação. “Estudo com cuidado o equilíbrio nas receitas. As flores, frutos, sementes e, claro, a cachaça, são insumos perfeitos para a mixologia molecular”, explica Marcela.
Entre as criações mais curiosas está o Drink Ostra, criado em homenagem a Santa Catarina para um evento de turismo em Lisboa. “Todos os ingredientes desse drink remetem ao estado. Como a ostra defumada é muito característica da região, criei um drink numa casca de ostra, com defumação a frio, caviar de gengibre, pétalas de flores comestíveis colhidas em Santa Catarina e ar de cachaça com flor de sal, trazendo o toque salgado da água do mar”.

Marcela descobriu o amor pela cachaça há dez anos, quando se mudou para Brumadinho para pesquisar sobre os alambiques do município. “No século XIX, a região foi uma das maiores produtoras de aguardente do mundo. Havia vários alambiques que produziam cachaças artesanais de alta qualidade. Vim para cá para entender onde estavam esses alambiques, comecei a estudar a história da cachaça e me apaixonei”, lembra. 

O barroca foi um dos primeiros drinks criados por Marcela Azevedo e já está em sua 12ª versão. Foto: Marcelo Belém

A mixologia molecular veio um pouco depois e de forma autodidata. Ela conta que a ideia era criar drinks de qualidade para combater o preconceito dos brasileiros em relação à cachaça. “As pessoas precisam tomar bons drinks para entender que a cachaça é uma excelente bebida. Mas não queria copiar drinks, queria criar coisas novas e originais. Procurei os melhores profissionais do mercado e mergulhei na pesquisa e nos estudos”.
Em sua casa, ela recebe turistas, curiosos e amantes da gastronomia. Sentados a mesa e rodeados por cateteres, velas, licores e as mais variadas garrafas de cachaça, os convidados assistem à preparação dos pratos, enquanto experimentam “drinks de comer”. “Aguçar os cinco sentidos é parte do encanto provocado pelos ingredientes ocultos nos drinks”, diz.

Desde 2022, Marcela integra o catálogo Céu de Montanhas, uma coletânea de experiências turísticas desenvolvida pela Vale com curadoria do designer mineiro Ronaldo Fraga e da especialista em turismo de experiência Miriam Rocha. A iniciativa faz parte do Programa de Fomento do Turismo Sustentável, que tem como objetivo diversificar a oferta turística da região para fortalecer a contribuição do setor para a economia local.

Marcela é uma das 109 empreendedoras mulheres do catálogo Céu de Montanhas. Da cerâmica à gastronomia, passando pelo bordado, pelas tradições quilombolas, pelas práticas de saúde e bem-estar, são muitas as experiências comandadas por mulheres em Brumadinho. “Mais de 80% das empreendedoras que formam o catálogo são mulheres. Com o Céu de Montanhas, contribuímos para que elas passassem a enxergar o valor de seus saberes e os transformassem em geração de renda”, diz Daniele Teixeira, Analista de Sustentabilidade da Vale e Coordenadora do Catálogo Céu de Montanhas.

Fonte: Assessoria Vale