Ajude a escrever a sua história e a história do nosso país. Vá votar!

Aquilo que é seu direito você precisa exercer, para o bem de todos

Opinião

Por João Flávio Resende

Estamos vivendo a campanha eleitoral mais acirrada e cheia de mentiras da história.

Desde cedo, aprendemos com a nossa família que a mentira não traz nada de bom. Ao contrário: ela só destrói, divide, separa, arruína. Na campanha eleitoral deste ano, a todo instante estamos vendo mentiras sendo ditas, espalhadas e desmascaradas. E os mentirosos continuam agindo, com o objetivo de nos confundir, nos dividir, espalhar o caos, a desconfiança e o medo. E vão fazer isso até as 17h do próximo domingo.

E mentira tem que ser combatida mesmo. Afinal, você gosta que seu cônjuge, seu filho, seus amigos mintam para você? Sinceramente, é muito feio pessoas que se dizem representantes do povo mentindo na cara dura, numa sem-vergonhice que nunca se viu. Pegam todos os fatos, distorcem, criam fantasmas, inimigos imaginários… Vivem em um mundo paralelo, delirante.

Em todos os setores, o Brasil está em crise. Essa é a grande verdade. E não adianta colocar a culpa na pandemia, na guerra Rússia/Ucrânia, no preço internacional do petróleo, etc. A responsabilidade é de quem governa. E bons governos provam que são bons é justamente nos momentos de crise.

E como podemos mudar essa realidade. Se você disse que é através do voto, acertou!

Sempre somos chamados a manifestar por meio das urnas eletrônicas a nossa opinião, a nossa opção. E somos inteiramente livres para isso. O voto é direto (somos nós que escolhemos quem vai nos governar), é secreto (não há como ninguém saber em quem você votou) e é universal (todas as pessoas acima de 16 anos têm o direito de votar).

Aquilo que é seu direito você precisa exercer, para o bem de todos. Então, no próximo domingo, vá votar. Não deixe na mão de outras pessoas aquilo que só você pode fazer. Se você não votou no primeiro turno, pode ir votar agora, sem problema algum. Se perdeu seu Título de Eleitor, pode ir votar só com documento de identidade. Vá lá e arrase! Ajude a colocar no poder o candidato no qual você acredita. Sua escolha é livre.

Eu já fiz minha escolha. Escolhi quem tem a maior folha de bons serviços prestados ao país. Escolhi o projeto de país que dá prioridade aos mais pobres. Escolhi quem não usa o nome de Deus nem as religiões para promover a mentira, o ódio e a hipocrisia. Escolhi quem mantém a separação entre igreja e Estado. Escolhi quem não tentou esconder os casos de corrupção de seu governo e criou mecanismos de investigação, que permitiu a punição dos verdadeiros responsáveis. Escolhi quem criou universidades e cursos técnicos, gerou empregos, colocou os pobres no mercado de consumo, tirou milhões de pessoas da miséria. Escolhi quem deu prioridade ao desenvolvimento científico, à preservação do meio ambiente, quem projetou o nome do Brasil perante os outros países. Escolhi quem respeita a liberdade religiosa. Escolhi quem respeita as pessoas, independentemente de qualquer coisa. Escolhi quem, acertando e errando, procurou fazer o melhor.

Que, no próximo domingo, tenhamos juízo. A minha decisão impacta na sua vida. E a sua decisão impacta na minha vida e na de todos nós.