Banda São Sebastião completa 92 anos de fundação

Corporação é uma das entidades culturais mais importantes de Brumadinho

Uma das bandas mais tradicionais de Brumadinho, a São Sebastião, acaba de completar 92 anos de criação. Fundada em 13 de maio de 1929, pelo Senhor Tarcilio Gomes da Costa, a corporação é um patrimônio imaterial, uma das mais importantes entidades do cenário cultural de Brumadinho.

Apesar de seu registro oficial ter acontecido somente em 30 de novembro de 1957, a banda São Sebastião participou nas últimas 9 décadas de importantes momentos de Brumadinho, como comemorações, celebrações e eventos culturais, entre eles, a tradicional festa de São Sebastião, padroeiro da banda e do município.

O repertório vai desde as antigas marchinhas até os grandes compositores eruditos como, Mozart, Antonio Carlos Gomes, Bizet, Heitor Vila Lobos, passando também pelos ritmos populares do samba, rock, bolero, entre outros.

Em 2008, a banda, em parceria com o Instituto Inhotim, desenvolveu o projeto “Brumadinho: uma cidade musical”. E em maio de 2009, ao completar 80 anos, a Banda São Sebastião passou a ser chamada de São Sebastião Banda Show.

O Maestro Anderson Cordeiro fala da importância da banda para Brumadinho. “A Banda São Sebastião é mais que uma banda de música. Sem dúvida ela exerce um papel importante na vida da população de Brumadinho. Por ela já se passaram centenas de pessoas. Formou diversos músicos. Ajudou diversos jovens, evitando que eles fossem para as ruas, para o mundo das drogas, para a criminalidade. Levou o nome de Brumadinho para diversas partes do Brasil e até fora do país. Além disso, ela faz um trabalho importante para a alma das pessoas, principalmente nos últimos tempos em que Brumadinho sofreu muito. E a música traz esse alento. Nós sentimos muito felizes em poder contribuir de alguma forma e manter as tradições culturais em nosso município”, ressalta Anderson.

Entre tantos momentos importantes da corporação como, carnavais, inaugurações, posses de prefeitos, festivais locais e nacionais, destacamos a apresentação que aconteceu em 2019, em um concerto nos Estados Unidos, durante o “Brazil Conference At Harvard & Mit 2019”, na cidade de Boston.

E para encerrar as comemorações, hoje, dia 15, às 20h, um encontro virtual celebra os 92 anos de fundação da banda.

Participe através do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=QD9LqpGx5B8

Imagens: Arquivo/Banda São Sebastião