Casa da Cultura Carmita Passos será restaurada

O espaço contará com o “Museu da Casa da Cultura Carmita Passos”, o Arquivo Público Municipal e uma biblioteca

Compartilhe!

Um dos mais importantes espaços da cultura e da educação de Brumadinho, a Casa da Cultura Carmita Passos passa por um processo de restauração. As intervenções começaram no último dia 20. O objetivo é resgatar a história e memória de Brumadinho.

Desde abril de 1946, quando começaram as atividades escolares no local, a Casa da Cultura tem sido um importante palco de ensino em Brumadinho, tendo abrigado várias escolas como: Ginásio São Sebastião, Padre Machado e Centro Educacional Maria Madalena Friche Passos – CEMMA.

Há anos a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural vêm buscando formas de restaurar o prédio. Para iniciar a reforma, a prefeitura entrou com um processo longo e moroso, que envolveu solicitação de doação do imóvel ao Estado de Minas Gerais, processo que tramitava desde 2018 no órgão estadual. A doação do imóvel teve que ser autorizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Somente em julho deste ano é que o processo foi concluído e sancionada a  Lei n.º 24.917 que autoriza o Poder Executivo a doar ao Município de Brumadinho o imóvel.

Além da restauração, haverá uma construção do “Museu da Casa da Cultura Carmita Passos”, o Arquivo Público Municipal e uma biblioteca no local. Ambas ações foram construídas coletivamente com a população e que terá a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como parceira. O projeto de restauração consiste em recuperar elementos característicos da edificação e implementar um complexo voltado para estudo da memória de Brumadinho.

Essa ação faz parte do programa institucional Redescobrindo Brumadinho, que tem como objetivo o resgate da memória coletiva de Brumadinho.

Foto: Divulgação/Prefeitura

Compartilhe!