Brumadinho perde disputa por rede hoteleira de Portugal

Em menos de um ano, esse é o segundo empreendimento de grande porte a desistir de investir no município

Representantes de uma das maiores redes de hotéis de luxo do mundo, Vila Galé, de Portugal, visitou recentemente as regiões de Brumadinho e Ouro Preto, com o objetivo de expandir o número de seus empreendimentos no Brasil. O presidente da rede de hotéis, Jorge Rebelo de Almeida, esteve visitando o município no final do ano passado. Inicialmente, Brumadinho receberia um resort de campo, no Instituto Inhotim.

Mas, o município perdeu a disputa para Ouro Preto. O anúncio foi feito pelo Prefeito da cidade, Angelo Oswaldo e divulgado pelo jornal local Galilé. Segundo o prefeito, a implantação do complexo hoteleiro será no antigo Quartel e Colégio Dom Bosco, em Cachoeira do Campo. Ainda não há previsão de quando o projeto será iniciado e nem qual o valor dos investimentos.

O jornal Folha de Brumadinho entrou em contato com o grupo português, mas a assessoria de imprensa informou que ainda não irá se posicionar.

Em 2022, o grupo inaugurou o Vila Galé Alagoas, que recebeu aproximadamente R$ 150 milhões em investimentos e gerou cerca de 350 postos de trabalho. O Vila Galé é hoje o segundo maior grupo hoteleiro em Portugal e a maior rede de resorts do Brasil, com unidades no Rio de Janeiro, Fortaleza, Cumbuco, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros, Angra dos Reis e São Paulo.

No ano passado, a cervejaria Keineken também sondou a possiblidade de instalação de uma fábrica em Brumadinho. Na ocasião, a prefeitura até manifestou interesse em trazer o empreendimento para o município, mas a empresa decidiu implantar a fábrica em Passos, no Sul de Minas. O negócio deve gerar cerca de 350 empregos diretos e 11 mil indiretos. O total de investimentos deve ser 1,8 bilhão de reais.

Foto: Divulgação/ Vila Galé