Motociclistas movimentam a economia do Córrego do Feijão

Cerca de 80 motociclistas participaram da última edição da rota Capitão Senra e puderam apreciar a feira da comunidade

Quem passou pelo Córrego do Feijão no sábado, 1 de abril, foi surpreendido pelo grande fluxo de visitantes que ocupou a área central da comunidade. A Feira Sabores do Feijão, que reúne mensalmente produtores locais e moradores, ganhou novas proporções com a chegada dos 80 motociclistas que participaram da última edição da rota Capitão Senra. Além de movimentar a economia local e fortalecer o mototurismo na região, os visitantes marcaram a realização da primeira feira na Praça Central – entregue recentemente pela Vale, como parte do Território-Parque. O projeto, em curso desde 2019, contribui com o processo de ressignificação de Córrego do Feijão.

 “O evento foi sensacional, muito além da nossa expectativa. A comunidade estava vibrante e a interação com o grupo foi muito boa”, diz Geraldo Juliani, motociclista responsável pela organização do passeio. Ele conta que o grupo saiu de Belo Horizonte, desceu a Serra do Rola Moça, passou por Casa Branca e seguiu para o Córrego do Feijão. “Chegamos por volta das 12h para almoçar. Havia várias opções de pratos e estava tudo muito gostoso. Todo mundo conseguiu comer bem, acabamos com o estoque dos produtores”, lembra Juliani. Com foco nos produtos artesanais, agroecológicos e gastronômicos, foram comercializados quitandas, temperos, verduras e hortaliças agroflorestais, bebidas, pães, espetinhos, entre outros. Feira Sabores do Feijão passou a ser realizada na Praça Central da Comunidade.

As próximas edições da Feira Sabores do Feijão serão realizadas na Praça Central da comunidade. Foto: Fernanda Sá

Kele Cristina Camargo Rodrigues Gamas, do ateliê Art com graça, é crocheteira e expositora da feira, que foi idealizada pela Associação Comunitária dos Moradores de Córrego do Feijão, com o apoio da Associação de Produtores de Córrego do Feijão e da Vale, em parceria com o Instituto Rede Terra. Ela, que participa do evento desde a primeira edição, realizada em dezembro do ano passado, comemora o sucesso do último fim de semana. “O movimento foi bem maior que o das feiras anteriores. Além dos motociclistas, a comunidade também se fez presente, foi muito bom”, conta.

A artesã celebra ainda a mudança da feira para a Praça Central. “Foi maravilhoso, o ambiente é outro, é um lugar bonito, é mais confortável e chama mais atenção. Estamos no centro do Córrego do Feijão, quem passa por aqui vê a feira acontecendo”, explica. “Não teve quem não gostou do novo espaço. Todos saíram querendo voltar. Já temos duas novas visitas programadas, uma no dia 16 e outra no dia 30 de abril”, reforça Juliani. Agora, a comunidade de Feijão passa a fazer parte da rota para futuras edições.

Para Kele, a inclusão do Córrego do Feijão como ponto de parada da Rota Capitão Senra só tem a contribuir para a economia local. “Economicamente será muito bom para os produtores. Além disso, vai dar visibilidade ao Córrego do Feijão, que é um lugar maravilhoso, com pessoas maravilhosas. Não é mais aquilo que passou”, afirma.