Projeto de Lei busca memorizar vítimas de barragem em obras no Estado

Homenagens serão feitas em prédios, estradas, pontes e hospitais públicos, além de salas e blocos cirúrgicos

Um projeto de Lei, de autoria do deputado estadual Alencar da Silveira Jr, do PDT, protocolado na Assembleia de Minas, propõe homenagear vítimas da tragédia da Vale. A sugestão é que todas as obras públicas executadas pelo Governo de Minas, com recursos provenientes da indenização paga pela Vale, em razão do rompimento da Barragem de Córrego do Feijão, recebam denominações com os nomes de todos os mortos na tragédia.

O PL 322/2023 estabelece que a colocação dos nomes seja feita em prédios, estradas, pontes e hospitais públicos, além de salas e blocos cirúrgicos. A homenagem deve seguir a lista oficial dos mortos e em ordem alfabética.

Alencar ressalta a importância em homenagear as vítimas. “O projeto visa celebrar a vida dessas joias de Minas, que perderam a chance de continuar seu legado ao lado das pessoas que amam. Não podemos nos esquecer dessas 272 vítimas. A dor será eterna, mas cabe a nós proporcionar ao menos dignidade para as famílias e sobreviventes de Brumadinho”, disse o deputado.

O projeto ainda deve ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça da assembleia e só depois colocado em votação na casa. A tragédia da Vale completou no último dia 25 de março, quatro anos e 2 meses.