Craques do futebol se reúnem para pedir justiça para vítimas da barragem da Vale

Jogos do “Futebol por Brumadinho” acontecem neste sábado, 23 de março, a partir das 8h30, no campo do Canto do Rio

Em busca de justiça para as vítimas da barragem da Vale, a AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego de Feijão-Brumadinho) promove, neste sábado, dia 23 de março, no campo do Canto do Rio (Praça Coronel Cambraia, s/n – Bairro Santo Antônio, Brumadinho), a partir das 8h30, o evento Futebol por Brumadinho: Justiça para 272 Vítimas, com entrada franca para o público.

O objetivo é homenagear todas as vítimas da tragédia-crime, mas em especial aqueles trabalhadores que também se dedicavam ao esporte jogando ou ajudando na gestão de times locais, como Canto do Rio, Brumadinho, Itaguaense, Juventus, Novo Ideal, Aroucas, Estrela Marinhense e Primos, além do time da Associação Deixa que Eu Chuto.

Serão três jogos de futebol, um entre crianças e os demais reunindo uma seleção de masters mineiros contra seleções de parentes e amigos das vítimas mortas na tragédia. A seleção de parentes das vítimas terá o reforço de Reinaldo, o grande ídolo da história do Atlético-MG, com 255 gols marcados em 475 jogos. “Minas não é só minério, Minas também é solidariedade. Estou nesse jogo para deixar claro que não concordo com a impunidade”, disse.

Estevam, lateral que atuou por dez anos no América, também atuará. “Para mim, será uma espécie de homenagem ao Eudes (Eudes José de Souza Cardoso), um amigo que perdi naquele dia. Era um volante das antigas, pegador. Sinto falta dele. O jogo é importante para que a tragédia não seja esquecida jamais”, afirmou.

Além de atletas mineiros, ex-jogadores da seleção como Raí e Casagrande também apoiam a causa de Brumadinho nas redes sociais.

Revolta com falta de punição
Para Alexandra Andrade, diretora da AVABRUM (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego de Feijão-Brumadinho), a importância do jogo é fundamental. “O jogo de futebol é muito importante porque vai honrar e homenagear as 272 vítimas e também trazer um clamor de justiça. É gratificante ver ex-jogadores profissionais e também amigos apoiando nossa causa. E continua nossa revolta com a falta de punição para essas pessoas que fizeram muito esforço para matar essas pessoas”, disse.

Também há pouco mais de cinco anos, houve uma enorme tragédia no CT do Ninho do Urubu, pertencente ao Flamengo. Um incêndio matou dez jovens. Um deles era Bernardo Pizetta, goleiro de 14 anos. Seu pai, Darlei, também estará no jogo de Brumadinho. “Prometi ao meu filho que lutaria eternamente por justiça. E eles também estão lutando. Por isso, estarei lá, como já estive no ato das famílias que perderam entes queridos no incêndio da Boate Kiss em Santa Cruz, no Rio Grande do Sul”, declarou.

O evento Futebol por Brumadinho: Justiça para 272 vítimas terá transmissão ao vivo dos canais de Youtube da AVABRUM e do projeto Legado de Brumadinho.